Translate

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Álbum de Itabaiana


Ontem foi o dia que visitei pela enésima vez a cidade sergipana que mais gosto. Fui encontrar-me com o amigo Robério Barreto Santos, jovem dinâmico que adotou* essa cidade para residir e nela exercer toda sua intelectualidade, que é seu presente a essa terra de tantas tradições e história

Dela também recebeu e recebe carinhos. Fico impressionado quando vejo em cada rua, em cada esquina, em cada estabelecimento comercial, cumprimentos respeitosos e alegres para com esse jovem Professor, Jornalista, Cineasta, fotógrafo, romancista e pesquisador. Dele também recebem desse querido amigo jovem intelectual, a recíproca desse carinho.

E esse carinho me é estendido pelo Robério, quando me recebe em Itabaiana. Desta feita fomos a diversos locais em que pudemos constatar a cultura pulsante da cidade e mais uma vez ganhamos suas ruas que, como veias abertas o povo percorre, dando-lhes vida como sangue precioso.

Na despedida para eu voltar a Aracaju, Robério com a gentileza que emana de sua alma, me presenteou com essa obra sua, em parceria com Vladimir Souza Carvalho, o Álbum de Itabaiana, onde os autores reproduzem a história fotográfica dessa rica e próspera cidade, com fotografias de décadas passadas feitas pelas lentes de Miguel Teixeira da Cunha, João Teixeira Lobo e Percílio da Costa Andrade.
 
É um álbum de recordações que evidencia o amor dos autores pela cidade. Para os cidadãos, um presente, para conhecerem através de fotografias antigas os primórdios de sua bela cidade.
 
Agradeço pelo valioso presente, que ficará em local de destaque entre os livros que possuo.

*Em tempo, ou pós tempo de escrito: Recebo SMS de Robério rindo e dizendo-me que nasceu em Itabaiana. Eu lhe respondi que ele era menino índigo e que portanto "adotou" a cidade para viver e ajudar a seus residentes a terem uma visão humanística elevada.