Translate

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Testemunhas de Jeová

Charles Taze Russell foi o fundador dessa religião fundada por volta de 1870 nos Estados Unidos, em Allegheny (hoje parte de Pittsburgh), Pensilvânia onde ficaram conhecidos por Estudantes da Bíblia. Era o segundo filho de Joseph L. e Ann Eliza (Birney) Russell, presbiterianos e de descendência escocesa-irlandesa. A mãe de Charles faleceu quando ele tinha apenas nove anos, mas, desde a tenra idade, Charles foi influenciado pelos seus pais que tinham fortes inclinações religiosas. 

As Testemunhas de Jeová dizem que a única autoridade reconhecida para seu grupo, em termos teológicos, é a Bíblia. Usam frequentemente a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pela Sociedade Torre de Vigia desde 1950, embora citem e usem diversas outras traduções da Bíblia, conforme se evidencia pela análise das suas publicações. Nos países em que as Testemunhas de Jeová não possuem A Tradução do Novo Mundo no seu idioma, recorrem as suas revistas ou livros e em alguns casos a outras versões da Bíblia disponíveis.


Confiam no Corpo Governante para fornecer ensino e entendimento bíblico. Este Corpo Governante, também conhecido como o Escravo Fiel e Discreto que é composto de homens considerados pelas Testemunhas de Jeová como iluminados por Deus dentro da análise de membros que já pertençam a tal grupo, procedentes de vários países. Usam como base a sede mundial das Testemunhas de Jeová, nos Estados Unidos. Acreditam que este órgão central de homens mais experientes está sob a liderança de Jesus Cristo, promovendo e coordenando a obra das Testemunhas de Jeová mundialmente. Apesar de afirmarem ser guiadas diretamente por Jeová Deus, que na crença das Testemunhas de Jeová é o Deus infalível, suas publicações podem e estão sujeitas a alterações a nível doutrinal. Isso acontece quando se entende melhor algum ensino bíblico.

As Testemunhas de Jeová encaram a sua crença como um modo de vida, sendo que todos os outros interesses, incluindo o emprego e a família, giram em torno da sua organização, que afirma adorar a Jeová. Assim, não importa o que façam, incluindo a seleção de diversão ou de vestuário, de carreira na escola ou na profissão ou mesmo a escolha de cônjuge, o comportamento e interação com a comunidade, nos negócios ou em lazer. Tudo isso é influenciado pela decisão que tomaram de se dedicar à sua organização.

Todas as Testemunhas de Jeová são incentivadas a serem diligentes estudantes da Bíblia. Contudo, esse estudo jamais é feito usando somente a Bíblia. Para as Testemunhas de Jeová é obrigatório o uso das publicações produzidas pela Sociedade Torre de Vigia, que afirmam ser baseadas na Bíblia, bem como a apresentar um elevado grau de compromisso com a sua organização e obediência inquestionável aos líderes máximos, conhecidos como Corpo Governante. Crêem que todas elas, sejam homens ou mulheres, são ministros de Deus, ordenados no dia de seu batismo pessoal por imersão completa em água.

As Testemunhas de Jeová encontram-se entre as organizações que usam amplamente o serviço voluntário, que consiste basicamente do serviço de pregação de porta em porta e da administração da própria organização. Praticando sua fé religiosa com base no Cristianismo primitivo dos apóstolos,(1Coríntios 11:1) encaram o amor ao próximo como um sinal identificador do cristianismo genuíno. Todos os seus membros são voluntários, usando as suas habilidades, tempo, esforço e recursos financeiros em projetos específicos promovidos pela organização a que pertencem, como a construção de centros de adoração (salões do reino), prédios para convenções anuais (assembleias), prédios administrativos e para produção de publicações da própria organização. As testemunhas de Jeová não organizam serviços voluntários que envolvam pessoas que não fazem parte da sua organização ou que não demonstrem interesse em se tornar também uma testemunha de Jeová.

O fundador das Testemunhas de Jeová, Charles Taze Russel, ou Pastor Russel como era conhecido, considerava o papel que ele desempenhava como não sendo alguma revelação especial de Deus. Na Watch Tower de 15 de julho de 1906 (página 229), Russell humildemente respondeu: “Não, caros amigos, não alego nenhuma superioridade, nem poder sobrenatural, nem dignidade ou autoridade; tampouco pretendo exaltar a mim mesmo na estima de meus irmãos da família da fé, exceto no sentido daquilo que o Amo instou, dizendo: ‘Qualquer que entre vós quiser ser grande seja vosso servo.’ (Mat. 20:27) . . . As verdades que apresento, como porta-voz de Deus, não foram reveladas em visões ou sonhos, tampouco pela voz audível de Deus, nem todas elas de uma só vez, mas gradativamente . . . Tampouco é este claro desvendamento da verdade devido a qualquer habilidade ou grande percepção humana, mas por causa do simples fato de que chegou o tempo devido de Deus; e, se eu não falasse e não se pudesse achar outro instrumento, as próprias pedras clamariam.” - jv cap. 10 p. 143

Para outras informações: