Translate

Desculpe-me Pai, Por ter Nascido!


Os sentimentos de culpa, principalmente em pessoas religiosas, são uma das formas mais cruéis de sentimento humano. Geralmente quando a pessoa sente-se culpada, busca algum meio para aliviar esse sentimento. É onde seitas religiosas aproveitam-se desta fraqueza do sentimento humano, para inserir tal culpa mais ainda, pois a culpa é cobrada com arrependimento por uma atitude tomada. A culpa surge por ansiar o culpado a ser perfeito.
Quanto melhor a pessoa queira ser, menos ela irá admitir seus erros. Daí as seitas usam isso em seu proveito, procurando fazer que a pessoa culpada, isole-se do mundo e faça a associação inteira de sua seita, o local mais adequado para nutrir esses sentimentos e sinta-se como uma pessoa melhor que seu vizinho, e ao mesmo tempo sentindo-se culpada e incapaz de se libertar desse julgo, torna-se prisioneira de si, que é uma das formas mais perversas de dominação usada pelo homem.
A pessoa se sente culpada porque fez algo contra si ou seu semelhante ou animal, ou patrimônio e o que fez lhe traz desconforto e uma desvalorização de sí, e tenta  superar a real condição de insignificância que está sentindo. O sentimento de culpa é a causa de uma série de problemas e não de todo, a conseqüência de algo feito.
 
Com esse sentimento a pessoa torna-se  prisioneira de uma idéia fixa, ela até mesmo deixa de ser ela mesmo para se tornar sua própria crítica. A motivação pode ser concreta ou imaginária. Os problemas surgem quando o remorso é guardado. A culpa é a única causa de doenças mentais de origem emocional e vemos isso nas seitas que aproveitam os seres com sentimento de culpa mais profundo, para aprisionar-lhes.
As conseqüências de guardar o sentimento vão desde tratar mal os outros, viver encontrando culpados para tudo, reclamar sempre. Alguns caem em depressão, outros em alcoolismo e vício em drogas, mais outros em isolamento e chega-se ao ponto de tal sentimento de culpa, expressar-se de forma que alguns chegam até mesmo a expressar-se como se fosse outra pessoa.
Para a pessoa libertar-se, o primeiro passo para enfrentar o problema é identificá-lo. Depois, a pessoa deve saber que a vida não é controlável e que o ser humano pode errar. É preciso entender a diferença entre responsabilidade e culpa. Culpa é o sentimento originado da idéia de que as coisas têm que acontecer como a pessoa quer, responsabilidade é assumir que você é responsável por suas atitudes.
É preciso aprender com o erro, para não cometê-lo de novo. Esse é o processo para se combater o sentimento de culpa. Não se isole com vergonha. Todos nós erramos por sermos humanos. Lembre que esse pernicioso sentimento, não pode ser armazenado, pois o risco de ter doenças emocionais mais graves é muito grande.
Lembre-se: tratar mal aos outros, reclamar de tudo, ser ignorante e implicante, são as características de quem está guardando remorsos. Não se deixe intimidar. Procure conversar os problemas com alguém que você confia. Mas nunca deixe que essa pessoa tenha domínio sobre você, senão acabará dizendo: desculpe-me pai, por ter nascido.

Leia aqui uma excelente matéria "COMO LIDAR COM O SENTIMENTO DE CULPA"

Leia Aqui outro excelente artigo

"A verdade sai do erro. Por isso nunca tive medo de errar, nem dele me arrependi seriamente" C. G. Jung