Translate

sexta-feira, 10 de julho de 2015

O que representa a Cruz? Símbolo de violência?


Teólogos questionam se é próprio que a cruz seja o símbolo do cristianismo devido à sua associação com a violência, incentivam em vez disso que o uso de símbolos que reflitam a vida de Jesus em vez de sua morte reflitam sua vida assim como alguns cristão já usam desde o principio do cristianismo o símbolo do peixe que representa alimento multiplicado por Cristo quando alimentou os pobres.
 
A cruz “alimenta o culto da morte”, disse a teóloga Catherine Keller, da Faculdade de Teologia da Universidade de Drew, em Madison, New Jersey, EUA. “Ninguém desejaria que uma cadeira elétrica ou uma forca fosse um símbolo de fé, mas é isso o que usaríamos se Jesus fosse morto pelo estado hoje.” 

INSTRUMENTO DE TORTURA E EXECUÇÃO
A cruz era um instrumento de tortura e execução. Obteve significado especial pela sua conexão com a morte de Jesus. Duas palavras gregas se empregam para o instrumento de execução no qual Jesus morreu: Xylon (madeira, árvore) e staurus (estaca, cruz).

 Rafael Bluteau, em seu “Vocabulário Português e Latino”, diz que a cruz era o “Antigo Patíbulo dos malfeitores, em várias nações do mundo e de diferentes figuras segundo a variedade dos tempos”.
 
Então... será que você vê agora a cruz como símbolo cristão ou enxerga o sacrifício de Jesus como sendo o verdadeiro símbolo da salvação?
 
O mais importante é que, não importa que instrumento tenha sido usado para torturar e executar Jesus, nenhuma imagem ou símbolo desse instrumento deve se tornar objeto de devoção ou adoração para os cristãos. “Fugi da idolatria”, ordena a Bíblia. (1 Coríntios 10:14) O próprio Jesus forneceu o verdadeiro sinal que identifica seus seguidores genuínos. Ele disse: “Por meio disso saberão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor entre vós.” — João 13:35.