Translate

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Conversar é salutar


Hoje pela manhã fui ao supermercado com minha esposa e fiquei sentado nas cadeiras da frente dos caixas, aguardando-a. Sentei ao lado de dois homens que já conversavam. Escutando o que diziam, entrei na conversa, também falando das incoerências de nossos governantes e representantes parlamentares. Como sempre, falando mal, pela incompetência de seus trabalhos e da grande competência em roubar o erário de diversas maneiras. Um deles saiu e foi auxiliar sua senhora que já estava no caixa. Ficamos dois. Daí a conversa descambou para assuntos variados e ele me dizendo de sua dificuldade em formar seus filhos, contou-me como conseguiu comprar um livro muito caro para seu filho que fazia engenharia. O livro custava quinhentos reais. Ele não tinha o dinheiro. 
Ficou matutando como iria fazer e deitou-se na rede da varanda de sua casa e ficou pensando: "meu Deus, como farei pra comprar esse livro?" 
Ele criava pássaros e esse era seu hobbie. De repente um de seus pássaros começou a cantar maravilhosamente e o outro a seu lado, mesmo sendo de espécie diferente, parecia que estava respondendo ao outro.
Olhou pra cima e maravilhado viu a resposta de Deus, no cantar daquelas aves. Pegou as duas e as levou pra feira das trocas e conseguiu as vender pelo dinheiro que estava precisando. Hoje o filho é engenheiro da Petrobras em Macaé e trabalha na plataforma P-14 da Bacia de Campos e sua filha (neta) hoje faz medicina e o pai não tem dificuldade em lhe comprar livros.
Nos despedimos e ele foi auxiliar sua esposa que também ao caixa chegava.
Eu como não tinha visto ainda a patroa chegar no caixa, continuei ali sentadinho, quando uma senhora pediu licença e sentou ao lado. Daí iniciou-se uma nova conversa.