Translate

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Uma Religião Brasileira - Santo Daime

Trago essa matéria que trata de uma doutrina religiosa inteiramente brasileira onde funde o catolicismo cristão com visões da mente individual incitada por uma bebida que se propõe levar o individuo a olhar para dentro de si e conhecer suas falhas humanas e tentar corrigir suas ações e pensamentos.
Trata-se de um movimento ainda pequeno mas que já existe em diversas partes do mundo. Muito simples pois constitui-se de cânticos conforme o leitor pode ter acesso pelo link indicado logo após o artigo. Tais cânticos são entoados em locais apropriados e são cantados por várias horas (geralmente 4 ou 5 horas de culto).

A simplicidade de seus membros é encantadora pois não se nota ninguém querendo ser "estrela" ou com vestes caras. O culto é feito com disposições de cadeiras em círculos ou em grupos também em pé onde passos cadenciados são dados e à medida que o tempo avança, o chá de ayahuasca é servido a todos.

Para iniciar sua frequência ao grupo, a pessoa tem que fazer uma pequena entrevista, pois segundo as normas é para garantir a integridade da pessoa e dos demais frequentadores.

Segundo seus adeptos, a doutrina do Santo Daime é uma missão espiritual cristã, que encaminha os seus praticantes ao perdão e a regeneração do seu ser. Isto acontece porque o daimista, ao participar dos cultos e ingerir o Santo Daime inicia um processo de auto conhecimento, que visa corrigir os defeitos e melhorar-se sempre, aprimorando-se como ser humano.

O Santo Daime é uma manifestação religiosa surgida na região amazônica nas primeiras décadas do século XX. Consiste em uma doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental de uma bebida enteógena, a ayahuasca. A doutrina não possui proselitismo, sendo a prática espiritual essencialmente individual, sendo o autoconhecimento e internalização os meios de obter sabedoria.

Surgiu no estado brasileiro do Acre, no início do século XX, tendo como fundador o lavrador e descendente de escravos Raimundo Irineu Serra, que passou a ser chamado dentro da doutrina e por todos que o conheciam como Mestre Irineu. Após conhecer a bebida sacramental chamada de ayahuasca pelos nativos da região Amazônica, Irineu Serra teve uma visão de características marianas, em que um ser espiritual superior lhe entrega a missão do Santo Daime.
 
Mestre Irineu era filho do ex-escravo Sancho Martino e Joana Assunção, chegou no ano de 1912 ao estado do Acre, com dezenove anos de idade, afro-brasileiro de alta estatura, integrando o movimento migratório da extração do látex em seringais.
Em 1912 vai para Manaus, no Porto de Xapuri, onde reside por dois anos, indo trabalhar posteriormente nos seringais da Brasiléia durante três anos e, em seguida, em Sena Madureira, onde residiu por mais três anos.
De volta a Rio Branco, foi para a Guarda territorial, até chegar ao posto de Cabo, e em seguida participou e passou no concurso para integrar a Comissão de Limites, entidade do Governo Federal que delimitava as fronteiras entre Acre, Bolívia e Peru, órgão este, comandado pelo Marechal Rondon. E foi o próprio Rondon que nomeou Irineu Tesoureiro da Tropa, um cargo de confiança.
Posteriormente retornou à floresta, de volta ao seringal, conheceu aquele que tornou-se um grande amigo: Antonio Costa.
A Doutrina do Santo Daime
Conforme os membros da doutrina dizem, a experiência do mestre Irineu, foi uma divulgação divina da Virgem Maria, aparecendo como a Rainha da Floresta. Irineu recebeu a tarefa de fundar uma doutrina espiritual, um sincretismo baseado na consagração da bebida consumida desde milhares de anos pelos xamãs indígenas e adensa-la no contexto da cultura e simbolismo Cristão, utilizando ao mesmo tempo a sabedoria transcendental Indiano, Brasileiro, Africano e Oriental.

Fundou um centro comunitário em 1930, onde deu início a criação do culto do Santo Daime. Assim, Mestre Irineu e sua doutrina passaram a sofrer preconceitos e perseguições devido a predominância de afrodescendentes entre seus seguidores e pelo medo que as elites de então possuíam relacionados à movimentos tradicionais de origem afro-indígena, era o santo daime .
Em 1945, os companheiros do Mestre Irineu tiveram a oportunidade de dispor de um terreno e assim estabelecer uma comunidade, nomeada 'Alto Santo'. Irineu começou a canalizar mensagens da dimensão espiritual, em forma de simples hinos, o princípio guia da doutrina. Ficou conhecido ajudando o seu ambiente que era interessado na sua obra espiritual. Desenvolveu-se igualmente como curador espiritual, especialmente nas situações onde os medicamentos eram ineficazes e o sofrimento não levava à nada.
Mestre Imperador
O culto do Santo Daime desenvolveu-se em redor do Mestre Irineu. Em 1971, quando faleceu, já era conhecido sob o nome 'Mestre Imperador', o início de um traçado espiritual para dar o Daime ao mundo inteiro, como os seus hinos o estipulam. Com a morte de mestre Irineu, alguns de seus discípulos resolveram expandir a doutrina. Como não houve consenso, um grupo de daimistas, entre eles Sebastião Mota de Melo e Francisco Fernando Filho decidiram criar suas próprias igrejas, que se tornaram autônomas em relação ao Alto Santo .

Abaixo os principais hinos do Santo Daime. Clique e ouça as músicas.

O Cruzeirinho (clique aqui)


Mestre Irineu | O Cruzeiro 117
Dou Viva a Deus nas Alturas
(valsa)


Dou viva a Deus nas alturas
E a Virgem Mãe nosso amor
Viva todo Ser Divino
E Jesus Cristo Redentor


Eu peço a Deus nas alturas
Para Vós me iluminar
Botai-me no bom caminho
E livrai-me de todo mal


Eu vivo aqui neste mundo
Encostado a este Cruzeiro
Vejo tanta iluminária
Do nosso Deus Verdadeiro


Esta iluminária que eu vejo
Alegra o meu coração
Estas flores que recebemos
Para nossa Salvação



Mestre Irineu | O Cruzeiro 118
Todos querem
(marcha)


Todos querem ser irmãos
Mas não têm a lealdade
Para seguir na Vida Espírita
Que é o Reino da Verdade


É o Reino da Verdade
É a Estrada do Amor
É todos prestar atenção
Os ensinos do professor


Os ensinos do professor
É quem nos traz belas lições
Para todos se unir
E respeitar os seus irmãos


Respeitar os seus irmãos
Com alegria e com amor
Para todos conhecer
E saber daro seu valor

Mestre Irineu | O Cruzeiro 119
Confia
(marcha)


Confia, confia, confia no Poder
Confia no saber
Confia na força
Aonde pode ser


Esta força é muito simples
Todo mundo vê
Mas passa por ela
E não procura compreender


Estamos todos reunidos
Com a nossa chave na mão
A limpar mentalidade
Para entrar neste salão


Este é o Salão Dourado
Do nosso Pai Verdadeiro
Todos nós somos filhos
E todos nós somos herdeiros


Nós todos somos filhos
E é preciso trabalhar
Amar o Pai Eterno
É quem tem para nos dar

Mestre Irineu | O Cruzeiro 120
Eu peço
(marcha)


Eu peço, eu peço
Eu peço ao Pai Divino
Que me dê a Santa Luz
Para iluminar o meu caminho


Eu peço à Virgem Mãe
E a Jesus Cristo Redentor
Iluminai o meu caminho
Nessa Estrada do Amor


Essa Estrada do Amor
Dentro do meu coração
Eu peço a Jesus Cristo
Que nos dê a Salvação


Eu peço a Salvação
Que só Vós pode no dar
Perdoai-nos neste mundo
E na vida espiritual

Mestre Irineu | O Cruzeiro 121
Esta Força
(valsa)


Esta Força, este Poder
Eu deve amar no meu coração
Trabalhar no mundo Terra
A benefício dos meus irmãos


Estou aqui, neste lugar
Foi minha Mãe que me mandou
Estamos dentro desta casa
Onde afirmamos a fé e o amor

Mestre Irineu | O Cruzeiro 122
Quem procurar esta Casa
(marcha)


Quem procurar esta casa
Que aqui nela chegar
Encontra com a Virgem Maria
Sua saúde Ela dá


Minha Sempre Virgem Maria
Perdoai os filhos Seus
Vós como Mãe Soberana
A Divina Mãe de Deus


Eu peço a Vós bem contrito
Fazendo as minhas orações
Peço a Vós a Santa Luz
Para iluminar o me perdão


Aqui dentro desta casa
Tem tudo que procurar
Seguindo o bom caminho
Fazer bem, não fazer mal

Mestre Irineu | O Cruzeiro 123
Eu andei na Casa Santa
(valsa)


Eu andei na Casa Santa
Trouxe muitas coisas boas
Tudo vive neste mundo
Parece uma coisa à toa


Pedi licença ao Divino
Para estas palavras eu narrar
Perante os meus irmãos
Para todos escutarem


Depois que todos escutarem
É que vão reconhecer
Tudo vive neste mundo
Muito longe do Poder


Para estar junto ao Poder
Da Virgem da Conceição
É ter fé e ter amor
Dar valor aos seus irmãos

Mestre Irineu | O Cruzeiro 124
Eu tomo esta Bebida
(marcha)


Eu tomo esta bebida
Que tem poder inacreditavel
Ela mostra a todos nós
Aqui dentro desta verdade


Subi, subi, subi
Subi foi com alegria
Quando eu chequei nas alturas
Encontrei com a Virgem Maria


Subi, subi, subi
Subi foi com amor
Encontrei com o Pai Eterno
E Jesus Cristo Redentor


Subi, subi, subi
Conforme os meus ensinos
Viva o Pai Eterno
E viva todo Ser Divino

Mestre Irineu | O Cruzeiro 125
Aqui estou dizendo
(marcha)


Aqui estou dizendo
Aqui estou cantando
Eu digo para todos
E os hinos estão ensinando


Aqueles que compreenderem
Os que quiser seguir comigo
Tendo fé e tendo amor
Não devem encarar perigo


Sigo os meus passos em frente
Com alegria e com amor
Porque Deus é Soberano
E nesta firmeza estou


A Virgem Mãe é Soberano
Foi Ela quem me ensinou
Ela me mandou pra cá
Para ser um Professor


Vamos sequir, vamos seguir
Vamos seguir, vamos embora
Que nós somos Filhos Eternos
Filhos de Nossa Senhora

Mestre Irineu | O Cruzeiro 126
Flor das Águas
(marcha)


Flor das águas
da onde vens, para onde vais
Vou fazer minha limpeza
No coração está meu Pai


A morada do meu Pai
É no coração do mundo
Aonde existe todo amor
E tem um segredo profundo


Este segredo profundo
Está em toda humanidade
Se todos se conhecerem
Aqui dentro da verdade

Mestre Irineu | O Cruzeiro 127
(sem letra)
MUSICADO


Mestre Irineu | O Cruzeiro 128
Eu pedi
(marcha)


Eu pedi, eu pedi, eu pedi
Eu pedi Mamãe me deu
Para me apresentar
Ao Divino Senhor Deus


Meu Divino Senhor Deus
É Pai de todo amor
Perdoai os Vossos filhos
Neste mundo pecador


Jesus Cristo Redentor
Senhor do meu coração
Defendei os Vossos filhos
Neste mundo de ilusão

Mestre Irineu | O Cruzeiro 129
Eu cheguei nesta Casa
(marcha)


Eu cheguei nesta casa
Eu entrei por esta porta
Eu venho dar os agradecimentos
A quem rogou por minha volta


Eu estou dentro desta casa
Aqui no meio deste salão
Estou alegre e satisfeito
Junto aqui com os meus irmãos


Ia fazendo uma viagem
Ia pensando em não voltar
Os pedidos foram tantos
Me mandaram eu voltar


Me mandaram eu voltar
Eu estou firme, vou trabalhar
Ensinar os meus irmãos
Aqueles que me escutar