Translate

sábado, 29 de agosto de 2015

Quem é o Povo de Deus?

"E, para todos os que seguem essa regra na sua vida, que a paz e a misericórdia estejam com eles e com todo o povo de Deus!" - Gál. 6:16 NTLH

A quem São Paulo estava se referindo? Vejamos o contexto para termos idéia de que ele estava falando nessa ocasião. Havia muitos judeus convertidos aos cristianismo que estavam impondo aos demais que uma das normas a ser seguidas pelos cristãos seria a circuncisão. Ora, se para aceitar a Jesus como seu salvador, e os cristãos tivessem que submeter-se a esse ritual, Paulo destaca a tal como sendo de pouca importância e não levaria a pessoa a ter o crescimento espiritual, pois tal regra era de cunho inteiramente carnal e os homens que queriam circuncidar os novos adeptos o faziam por orgulho para gabarem-se de ter colocado um sinal físico na pessoa. - Gál. 6:1-14 NTLH

Paulo encerra a discussão dizendo: "Não faz nenhuma diferença se o homem é circuncidado ou não; o importante é que ele seja uma nova pessoa. E, para todos os que seguem essa regra na sua vida, que a paz e a misericórdia estejam com eles e com todo o povo de Deus! Para terminar: que mais ninguém crie dificuldades para mim, pois as marcas no meu corpo mostram que sou escravo de Jesus." - Gál. 6:15-17 NTLH

Então no final de suas palavras aos Gálatas no capitulo seis, ele destaca duas máximas para que os cristãos sejam considerados "Povo de Deus":

Primeiro: Que ele seja uma nova pessoa.
Segundo:  Que seguissem uma regra na sua vida.

Como uma pessoa pode se tornar uma "nova pessoa"? E que regra era essa para aplicar em sua vida?

A resposta para a primeira pergunta, podemos encontrar em sua carta aos Colossenses 3:8-11 quando disse: "Mas agora vocês devem abandonar tudo isso: a raiva, a ira, a maldade e as palavras ofensivas; e devem eliminar a conversa obscena da sua boca. Não mintam uns aos outros. Vocês devem se despir da velha personalidade com as suas práticas e se revestir da nova personalidade, a qual, por meio do conhecimento exato, está sendo renovada segundo a imagem Daquele que a criou; nessa condição não há nem grego nem judeu, nem circuncisão nem incircuncisão, nem estrangeiro, cita, escravo nem homem livre; mas Cristo é todas as coisas e está em todos." NTLH

E em Colossenses 3:12-14 diz "Portanto, como escolhidos de Deus, santos e amados, revistam-se de terna compaixão, bondade, humildade, brandura e paciência. Continuem a suportar uns aos outros e a perdoar uns aos outros liberalmente, mesmo que alguém tenha razão para queixa contra outro. Assim como o Senhor os perdoou liberalmente, vocês devem fazer o mesmo. Mas, além de todas essas coisas, revistam-se de amor, pois é o perfeito vínculo de união."

Portanto são essas, as qualidades que São Paulo dizia que todo aquele que quiser fazer parte do povo de Deus tem que ter.

 A resposta para a segunda pergunta, podemos dizer que é o inteiro conjunto de qualidades que os frutos do Espírito Santo de Deus oferece para aqueles que querem participar de seu povo, se bem que o convite é Dele. Gál. 5:22-24 "Por outro lado, o fruto do espírito é: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fé, brandura, autodomínio. Contra tais coisas não há lei. Além disso, os que pertencem a Cristo Jesus pregaram na estaca a carne com as suas paixões e desejos." - TNM

1 Cor. 13:13 "Agora, porém, permanecem estas três coisas: a fé, a esperança, o amor; mas a maior delas é o amor."

A regra para os do povo de Deus seguir na sua vida é a fé, a esperança, o amor; mas a maior delas é o amor. Pois o amor cobre uma multidão de pecados pois "Acima de tudo, tenham intenso amor uns pelos outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados." 1 Pedro 4:8. 

Abaixo alguns textos para meditação: 

Mateus 18:20 "Pois, onde há dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles.”

“O Reino dos céus pode ser comparado a um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto os homens dormiam, seu inimigo veio, semeou joio no meio do trigo e foi embora. Quando a haste cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, os escravos do dono da casa vieram e lhe perguntaram: ‘O senhor não semeou boa semente no seu campo? De onde veio então o joio?’ Ele lhes respondeu: ‘Um inimigo, um homem, fez isso.’ Os escravos lhe disseram: ‘O senhor quer então que vamos ajuntar o joio?’ Ele disse: ‘Não, pois, ao ajuntarem o joio, poderiam arrancar também o trigo. Deixem ambos crescer juntos até a colheita, e na época da colheita eu direi aos ceifeiros: Ajuntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois ajuntem o trigo no meu celeiro.’” Mateus 13:24-30" TNM

Mateus 7:17 TNM
Do mesmo modo, toda árvore boa produz fruto bom, mas toda árvore ruim produz fruto imprestável.

Mateus 12:33 TNM
“Se vocês cultivarem uma árvore boa, o fruto será bom; se cultivarem uma árvore ruim, o fruto será ruim. Pois é pelo fruto que se conhece a árvore.

Lucas 6:43 TNM
“Pois nenhuma árvore boa produz fruto ruim, e nenhuma árvore ruim produz fruto bom.

Mateus 7:19 TNM
Toda árvore que não produz fruto bom é cortada e lançada no fogo.

Mateus 7:18 TNM
A árvore boa não pode dar fruto imprestável, nem pode a árvore ruim produzir fruto bom.

Mateus 3:10
O machado já está posto à raiz das árvores. Portanto, toda árvore que não produz bom fruto será cortada e lançada no fogo.

Lucas 3:9 TNM
Realmente, o machado já está posto à raiz das árvores. Portanto, toda árvore que não produz bom fruto será cortada e lançada no fogo.

Se você desenvolve uma personalidade baseada nos ensinos de Nosso Senhor Jesus Cristo, O Filho de Deus, e segue as orientações de sua Palavra e tem fé, esperança e amor, por certo que sim, você é um(a) forte candidato(a) a fazer parte do Povo de Deus e estará fazendo parte da "grande multidão, que nenhum homem era capaz de contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de compridas vestes brancas, e havia folhas de palmeiras nas suas mãos." Apocalipse 7:9