Translate

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O drama das mães presidiárias e a sociedade

Com todo respeito ao direito da mulher de ter filhos.
Ao ler a chamada da matéria vejo a estória de uma presidiária condenada por um crime, desde o ano de 2009. É mãe de bebês gêmeas. Estão em fase de amamentação. Conclusão: ou engravidou na cadeia, provavelmente em visitas consentidas pela lei ou foi presa agora embora tenha ocorrido o crime há anos. Que vocês acham disso? Será que poderia ser evitada tal gravidez no primeiro caso, ou no segundo por falha de justiça que deveria ser mais célere? Nosso sistema prisional é um dos mais medievais do mundo. As cadeias lotadas. Por que?
Avançamos como sociedade de "cada um por si" e pagaremos mais na frente essa forma de individualismo que temos por não nos importarmos com os semelhantes menos instruidos e mais pobres.
Ao lermos jornais e revistas e assistirmos os noticiários televisivos vemos diariamente a violência tomar conta dessa mesma sociedade individualista que reclama de programas governamentais voltados para o combate da pobreza e elevação dos níveis educacionais dessa massa de gente que foi empurrada para os cantos  das cidades, alojadas na periferia sem benfeitorias tais como redes de esgoto, pavimentação e outras políticas sociais.
Os governadores e prefeitos estão trabalhando apenas para pagarem as folhas das repartições públicas. O judiciário cada vez mais rico com seus altos salários. Os agentes de segurança, principalmente cabos, soldados e policiais civis sem investimentos em sua educação de como portar-se no meio dessa mesma sociedade, ganham pouco e procuram fazer "bicos por fora" e fora alguns abnegados, não se importam se matam um bandido ou cidadão de bem.
Essa é nossa realidade. Quando mudaremos? Espero que não seja tarde demais. A corrupção mostrada diariamente nos deixam estarrecidos. Esperamos que o voto que iremos dar em 2016 e 2018 reparem os erros por nós cometidos em termos posto tantos políticos que não se importam com o Brasil e seu povo, a não ser com seus negócios.