Translate

terça-feira, 4 de agosto de 2015

O Padre e o Cangaço




A 18ª Missa do Cangaço, em 9 de Julho de 2015 que reuniu historiadores, pesquisadores, escritores, admiradores, turistas e familiares dos cangaceiros que foram mortos na Grota do Angico, teve novamente a presença do Padre Agostinho Justino dos Santos, da Igreja Católica.

Conversei com ele sobre o por que de sua presença nesse evento e ele me respondeu que "...também os cangaceiros são filhos de Deus e merecem preces por suas aflitas almas, mesmo sendo injustos."

Capelão aposentado da Marinha de Guerra do Brasil, já vem acompanhando por alguns anos esse evento e auxiliando na celebração da missa. que marca o aniversário da morte de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, o rei do cangaço.

Centenas de pessoas se reuniram no Monumento Natural Grota do Angico em Poço Redondo, para a realização da Missa do Cangaço. A iniciativa já acontece há 18 anos no local onde Lampião e Maria Bonita, outros nove cangaceiros e um soldado foram mortos no ano de 1938. 

Também o Padre Agostinho, liderou preces para os soldados que foram mortos no "Fogo da Maranduba" local onde houve forte combate entre o bando de Lampião e as Volantes que o atacaram.