Translate

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Rezadeiras e ervas de cura

Segundo a crendice popular, as Rezadeiras são pessoas que afastam o mal, defendem de feitiços e curam doenças através do ato de invocar o Divino sobre algo ou alguém.
 
Utilizam as plantas como recurso e fazem gesticulações acompanhadas de orações, rezas, benditos, novenas, ofícios, terços, rosários, entre outros de cunho religioso.
 
Mais do que no corpo, a figura do rezador está na alma. Somente eles curam o inevitável. Somente eles podem interceder por Deus na "fitoterapia ritual".

No máximo, esta pessoas podem pressentir "enguiços" ou complicações futuras para determinada pessoa, sem no entanto, detalhar onde, quando ou por quem.
 
O povo sem médicos, sem hospitais e sem farmácias nunca descuidou dos "remédios do mato".
 
Mesmo hoje, estas pessoas ainda são conhecidas como enviadas de Deus. Abaixo alguns documentários colhidos na internet.
 
Veja as benzedeiras e rezadores do perímetro brotense ...
 
Documentário produzido pelo Projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade 2013, que tem o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.
 
Pesquisa realizada em Barra do Pirai RJ, com dona Célia Margarida de Oliveira Silva, em sua casa, o Ilê Axé Afefé Oyá, também conhecido como Tenda Espírita Preta Velha Tia Genoveva.
 
Dona Angelina mora em Vassouras e semanalmente recebe dezenas de pessoas para serem benzidas. Aos fins de semana forma-se uma fila de gente para ser atendida e ela não para até que todos sejam atendidos.
Documentário (em 3 capítulos) da Cia BELUNA de Arte sobre a preservação da prática das rezadeiras e a crença na cura através do poder das plantas e das rezas ... - primeira parte
 
 
Abaixo uma matéria do jornalista Mario Melo do jornal Folha da Manhã, de Recife-PE., da data de 23 de julho de 1949, com uma estória de cura de mal olhado.
Muitas estórias se conta desde tempos indos. Abaixo você poderá visitar um local na internet que poderá pesquisar bastante sobre rezas e benzeduras.