Translate

quinta-feira, 16 de junho de 2016

GARANTA SUA QUALIDADE DE VIDA!

Aprenda a equilibrar trabalho, tempo, dinheiro e vida pessoal.

A qualidade de vida de formada por uma série de fatores que, combinados, proporcionam bem-estar físico e emocional. Por isso, nesta matéria você encontrará orientações práticas sobre como equilibrar importantes fatores que influenciam diretamente o seu dia-a-dia.

Rumo profissional

A administração de uma carreira traz muitos benefícios, porque proporciona um direcionamento mais seguro para quem não quer perder tempo na corrida pelo sucesso profissional. Charles Henri-Dumoin e Patrick Hollard, diretores da Michael Page, uma das líderes mundiais em recrutamento profissional, dão valiosos conselhos sobre o assunto:

"Só aceite cargos compatíveis com suas aptidões”

Não assuma um emprego só porque se trata de uma boa oportunidade para ganhar mais dinheiro e ter mais responsabilidades. Só tome a decisão de mudar de emprego depois de analisar suas chances de sucesso e de se perguntar se você está à altura do novo posto. Só aceite cargos de maior responsabilidade quando tiver certeza de que gosta daquilo que faz e tem chances concretas de sucesso.



"Esforce-se para corrigir os pontos fracos"

Este conselho é bom principalmente para quem ocupa ou pretende ocupar cargos de chefia. É muito importante se esforçar para corrigir os próprios pontos fracos, pois, a longo prazo, eles podem atravancar o seu progresso profissional. De que adianta, por exemplo, ter talento para vendas se você não sabe trabalhar em equipe? Superar as fraquezas é algo que não deve ser ignorado, é um erro fugir desses obstáculos. Cada dificuldade que você vier a enfrentar permitirá que você se desenvolva.

"Mantenha-se atualizado, recicle seus conhecimentos”.

A maioria dos profissionais que passa por crises não soube avaliar o ritmo de evolução da empresa em que trabalhava. Se os negócios internacionais estiverem ganhando importância dentro da empresa, por exemplo, inscreva-se o quanto antes em conferências sobre comércio exterior, tente tomar parte do projeto internacional. Se for possível, tire férias em outro país e, em seguida, comunique seus chefes que você está pronto para o próximo cargo.

O tempo é apenas uma medida

O tempo se estende na primeira semana de férias e se contrai na segunda. Passa mais devagar para o paciente do que para o dentista. Mais devagar para o aluno do que para o professor. A questão é que quando estudamos o tempo e seu manejo, e o controle da vida, todos os caminhos levam, no final, ao controle de nossa própria pessoa.



Segundo Edward R. Dayton e Ted W. Engstrom, autores do livro Como aproveitar ao máximo o seu tempo e potencial (Editora Betânia), nosso sucesso pessoal, ou a falta dele se apóia grande parte sobre o uso eficaz do tempo que nos de dado.

De acordo com os escritores, os profissionais que conseguem realmente fazer algo, não começam com seu trabalho, mas com seu tempo. O que significa que a pessoa eficaz no controle de sua vida escava tempo em seu calendário e usa-o criativamente para tomar iniciativas. Ela não reage simples e continuamente às pressões da hora ou do dia. Mas usa seu tempo para fazer as coisas que quer realmente fazer.

Dayton e Engstron ainda sugerem algumas perguntas que deveríamos fazer a nós mesmos nesta questão do controle do tempo, por exemplo:

O que estou fazendo agora que não precisa ser feito por mim, nem por qualquer outra pessoa?

Talvez essa tarefa ou responsabilidade devesse ser eliminada.

O que estou fazendo agora que deveria ser feito por outra pessoa?

Talvez muito do que fazemos possa e deva ser delegado a outros.

O que estou fazendo agora que me faz perder tempo ou o tempo de outras pessoas?

Existem duas maneiras de poupar tempo. A primeira é fazer as coisas com mais eficácia. A segunda é eliminar aquilo que não deveríamos estar fazendo.

O estilo de vida sem dívidas

Dívidas podem fazer os piores estragos em sua autoconfiança. Quem tem dívidas se sente culpado, envergonhado, fraco. Por isso, é importante ter consciência de que você não é uma pessoa má por ter dívidas e qualquer quantidade de dívidas pode ser paga, por mais que pareça impossível no começo. David Bach, autor do best-seller O milionário automático (Editora Cultrix), apresenta alguns passos que permitem retomar o controle sobre os seus cartões de créditos e ficar livre de dívidas no futuro. E mesmo que você não possua dívidas deste tipo, leia este texto porque irá motivá-lo a continuar sem elas:

Primeiro passo: pare de cavar

Comecemos pelo básico. Se você caiu no buraco do cartão de crédito - isto é, se têm dívidas e quer sair delas - pare de cavar. O que significa isso? Bem, a fim de parar de cavar ainda mais fundo, o bom seria jogar a pá fora. Em outras palavras, livre-se de seus cartões de crédito. Pare de ir às compras com o cartão no bolso.

Segundo passo: renegocie a taxa de juros de seu débito

Descubra quanto de juros está pagando - Que taxa você está pagando atualmente sobre o montante da dívida? Talvez ache difícil descobrir isso só com os demonstrativos do seu cartão. Neste caso, ligue para a companhia e pergunte quanto, exatamente, a sua dívida está lhe custando. Diga-lhes que quer saber a taxa exata, não a média. Eles entenderão a pergunta e por lei terão de dizer.


Solicite uma taxa menor - Após descobrir a taxa de juros que está pagando atualmente, diga à companhia que ela de alta demais e que gostaria de pagar menos. Não perca tempo discutindo taxas com o primeiro funcionário que atender à chamada. Peça para falar com o supervisor. Os supervisores têm autoridade para conceder-lhe uma taxa menor na hora. Em muitos casos, você pode conseguir abater a taxa pela metade, simplesmente pedindo, e até cancelar a tarifa anual de manutenção de cartão.
Terceiro passo: Pague pelo passado; pague pelo futuro.

Divida o dinheiro. Eis o que sugiro às pessoas endividadas no cartão. Qualquer que seja a quantia decida guardar um pouco para você mesmo. Divida esse valor ao meio, reserve 50% para você e 50% para o pagamento do débito. O motivo de eu recomendar a divisão desse dinheiro de que, assim, você pode fazer progressos para o futuro enquanto vai se livrando da dívida. O fundamento lógico aqui é tanto emocional quanto financeiro. Fazendo as duas coisas ao mesmo tempo você sentirá o progresso.

Se você destinasse todo o seu fluxo de caixa disponível para a redução do débito, com o compromisso de não começar a economizar até desonerar-se por completo, tardaria anos e anos a iniciar a sua poupança para o futuro. Isso é muito negativo - tão negativo, em verdade, que quem segue esse caminho quase sempre desanima, desiste e não economiza nada. Enterre o passado e dê um salto para o futuro.

Você já ouviu falar nisso

Tenha a iniciativa de retribuir. Seja um dizimista. Essa de a outra grande sugestão de David Bach. “Você sem dúvida sabe qual de o conceito de dízimo. E com toda a probabilidade ouviu falar pela primeira vez no assunto num contexto religioso, em sua igreja, templo ou mesquita. A palavra é derivada de dez e a idéia original era doar 10% da colheita anual. Mas o dízimo está envolvido com algo mais do que porcentagens e produtividade. Ser dizimista não é uma questão de seguir tradições, tentar livrar-se da culpa ou contar com uma recompensa futura. É uma questão de dar pela pura alegria que isto proporciona".

"Mas, eis uma coisa impressionante: embora você deva dar apenas por dar, a verdade é que a abundância começa a fluir de volta para quem dá. O fluxo de abundância é que nos traz mais alegria, amor, riqueza, significado em nossa vida. Falando de um modo geral: quanto mais você der, mais rico se sentirá”.

Vida pessoal

Organizar a vida pessoal também exige bastante dedicação. Mas existem algumas idéias simples que podem nos ajudar a pôr em ordem vários relacionamentos que desejamos manter, porque estão ligados com pessoas que estimamos muito.

Werner Tiki e Lothas J. Seiwert, consultores em gerenciamento de vida pessoal e autores de Simplifique sua vida (Editora Fundamento), dão orientações práticas para várias áreas da vida pessoal. Veja:

Encontros

Combinar encontros com colegas, amigos e conhecidos, que nunca têm tempo, é uma tarefa cada vez mais cansativa. Fixe um dia do mês em que sua casa esteja aberta (por exemplo, a primeira sexta-feira de cada mês); em termos de comida, nada de exageros. Como nunca terá certeza sobre o número de pessoas, você terá que improvisar, mas é isso que dará o charme ao evento. Ou então, se você acha esse método muito trabalhoso, simplesmente convide pessoas escolhidas num dia fixo do mês. Uma técnica semelhante ao do dia fixo pode ser usada em relação aos pais, avós, sogros, irmãos, tios e tias a cada dois meses, por exemplo.

Escute bem seus pais

Você não precisa mais obedecer a seus pais, como quando você era criança; mas você deveria estar aberto para escutá-los. Eles deveriam saber que você compreende seu ponto de vista, embora nem sempre concorde com eles. Filhos adultos tendem, às vezes, a não levar a sério os pais e a interrompê-los bruscamente: "Está bem, você já disse isso mil vezes!". Frases como essa machucam pessoas idosas mais do que elas demonstram.

Faça perguntas sobre o passado de seus pais, partindo de sua próxima adolescência: como foi quando vocês se apaixonaram pela primeira vez? Como vocês foram tratados por seus pais? Naquela época, como vocês passavam o tempo livre? Não fique satisfeito com sentenças prontas ("Eu tive uma infância dura"), mas pergunte sobre histórias concretas e fatos nunca revelados. Em muitos casos, uma conversa dessa natureza é possível quando a relação com os pais está tensa no plano emocional.

Procure a conversa a dois

Invista na conversa a dois. O erro mais freqüente na comunicação entre parceiros é desistir cedo demais. Lembre-se da tenacidade que você precisa para seguir objetivos profissionais ou quantas vezes você precisa insistir com seus filhos até finalmente darem certo. Invista essa paciência também com a pessoa mais importante de sua vida. Confie: conversas a dois vão se otimizando sozinhas; caso uma conversa tenha um péssimo resultado, a próxima será automaticamente melhor.

Além disso, um bom relacionamento é marcante para os filhos, mais tarde, cada criança imitará inconscientemente a qualidade do relacionamento dos pais. A melhoria na comunicação por meio de conversas a dois enriquece também, com o tempo, a vida sexual do casal. É um erro achar que para uma boa "noitada" é preciso ter pouca intimidade: compreensão mútua e confiança na intimidade são os melhores ingredientes para uma vida sexual realizada.


Elisângela Machado
Mestre em Ciências. 
Docente da Universidade Camilo Castelo Branco, 
Campus VIII, Descalvado–SP