Translate

segunda-feira, 27 de junho de 2016

CATOLICISMO - O QUE É UMA BASÍLICA

Catolicismo Romano

Basílica de São Pedro
Catolicismo é um termo amplo para o corpo da fé católica, a sua teologia, doutrinas, liturgia, príncipios éticos, e características comportamentais, bem como um povo religioso como um todo.

O QUE É UMA BASÍLICA

Basílica de Santo Antonio do Embaré
 A etimologia da palavra vem do grego Basiliké = Casa Imperial. Sua finalidade primitiva no império romano era um prédio destinado para uso público, onde se administrava a justiça. Foi com a conversão do imperador Constantino que várias "basílicas" civis foram cedidas para o culto cristão. Foi assim que, desde o século IV, as primeiras igrejas cristãs começaram a ser chamadas de "basílicas". A partir de então, começaram a ser construídas igrejas no modelo arquitetônico das basílicas romanas para reunião dos fiéis e para a celebração dos mistérios sagrados.

A BASÍLICA É UM TEMPLO

Basílica de Santo Antonio do Embaré
"Vos sois edifício de Deus" (la Cor 3,9). A igreja de pedra e expressão da Igreja Viva, pois toda construção humana é um símbolo de algo maior que o próprio homem. As igrejas construídas pelos homens são sinais visíveis da Igreja, povo de Deus convocado em assembléia (eclesia) na liturgia em torno de Cristo. Assim a Basílica pode também ser chamada de Casa da Igreja.

TODO CRISTÃO É UMA BASÍLICA DE DEUS

Santo Antonio do Embaré
"Não sabeis que sois templo de Deus?" (1 Cor 3:16) Assim como toda construção cristã é destinada a abrigar o Corpo Místico de Cristo, que é a sua Igreja viva porque "o nosso corpo é templo do Espírito Santo" (1 Cor 6:19), a Basílica torna-se o lugar de abrigo e proteção da assembléia (Igreja), povo de Deus.

Altar Basílica de Santo Antonio do Embaré

INSÍGNIAS BASILICAIS

As Basílicas menores possuem duas insígnias que as distinguem das demais igrejas. Estes símbolos permanecem expostos no presbitério da Basílica e demonstram a sua união com a cátedra do apóstolo Pedro. São elas:


UMBELA BASILICAL

Umbela

Um baldaquino em forma de sombrinha. Possui listas nas cores amarelo (ouro) e vermelho (púrpura), cores da cidade de Roma. Ainda que posteriormente o Vaticano tenha mudado suas cores para amarelo e branco, permanece a tradição do amarelo e vermelho nas umbelas basilicais. É derivação de uma antiga tenda militar que servia para abrigar o imperador tornou-se papal.





TINTINÁBULO

Tintinábulo
É um campanário móvel, ou um sino portátil. Composto de uma haste que sustenta um pequeno sino ornado com um ícone de basílica titular. Na parte superior, possui o símbolo pontifício (tiara papal cruzada por duas chaves). É um campanário processional, sua função é de chamar a atenção dos fiéis para a passagem dos cortejos da basílica. Nas procissões, a umbela vai à frente do tintinábulo e este à frente da cruz processional.

Créditos: Basílica de Santo Antonio do Embaré Foto Danilo Bras