Translate

domingo, 28 de abril de 2013

NONI - A Fruta Rainha de Meu Quintal

Vez por outra, uma planta aparece no cenário nacional com a promessa de curar vários tipos de doenças. Em alguns casos, a fama é comprovada, em outros, os efeitos colaterais acabam por desmistificar o uso exagerado. Há algum tempo, os brasileiros conheceram uma planta comum do Taiti, chamada popularmente de Noni.

Plantei 10 pés em meu quintal. Já estão grandes e frutificando ao ponto de eu oferecer sem custo aos meus vizinhos que descobriram que tenho essa fruta milagrosa.

Muitos pesquisadores estão estudando os efeitos de seu fruto e já comprovaram, com 75% de eficiência, os efeitos positivos para a cura de 27 enfermidades.

O Noni é uma fruta tropical que, embora seja conhecida desde a antiguidade por suas propriedades medicinais, nos últimos tempos ganhou mais notoriedade.
A fruta Noni que tem nome científico de Morinda Citrifolia é natural das ilhas dos mares do Sul, região de Fiji, tem gerado uma grande curiosidade pelos seus benefícios dentre outros o principal é o emagrecimento. Uma fruta verdinha, com a aparência de uma fruta do conde que fica no ponto de colheita quando bem amarelada. Pra que serve? Entre outras coisas:
1.       Reduz a hipertensão arterial.
2.       Interage com a melatonina e a serotonina ajudando a
regular o sono, a temperatura e os estados de ânimo.
3.       Aumenta a energia do organismo.
4.       Atua como agente anti-inflamatório e anti-istamínico.
5.       Alivia a dor.
6.       Possui propriedades anti-bacterianas que podem
proteger contra transtornos digestivos.
7.       Inibe a função pré-cancerígena e o crescimento de
tumores canceroso
8.       Tem betacaroteno, que é precursor da vitamina A e acubina, com propriedades antibióticas;
9.       Tem ômega 6 e óxido nítrico, que melhora a oxigenação e a memória;
10.   A fruta também é rica em vitamina C;
11.   Tem escopoletina, substância antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, que dilata os vasos sanguíneos, baixando a pressão arterial.
Benefícios do Suco de Noni Para Emagrecer e Cuidados ao Comprar
Pesquisas mostraram que o alguns benefícios do suco de noni pode ajudar o sistema imunológico e também as células a absorverem mais rapidamente os nutrientes. Escopoletina é um dos muitos componentes naturais da frutinha. É pouco conhecido, mas é cientificamente comprovado seus efeitos benéficos.
Muitos produtos a base desse fruto são vendidos hoje, muitas vezes apresentam um rótulo enganoso para afirmar sua pureza, mas a afirmação é confusa. Muitas empresas, no entanto, estão vendendo o produto diluído ou misto do suco.
O suco 100% puro é fresco e espremido, sem aditivos, sem conservantes. A vida útil do suco puro engarrafado é de 2 anos. A cor mais escura do suco e o sabor de soja geralmente indica que tenha sido submetido a fermentação excessiva. Não há evidências de que a fermentação seja, sob qualquer forma benéfica.
Verifique o rótulo de um produto com cuidado olhe seus ingredientes, certifique-se que você está pagando pelo o suco de noni puro, não por um produto diluído. Também certifique-se que o produto seja pasteurizado.
Por Que Consumir o Suco da Fruta Noni?
A fruta também oferece outros benefícios para a saúde, que permite que você perda peso. Mas para esse benefício se refletir no peso, você precisa saber como consumi-lo.
O fruto contém 53 ingredientes ativos, componentes responsáveis pela manutenção de um corpo saudável e previne uma série de doenças. Graças a estes compostos o suco da fruta é ótimo para o emagrecimento.
A fruta tem substâncias desintoxicantes como arginina, reguladores de pH, como carbonatos, estimulando a digestão e antraquinonas, antioxidantes, como flavonoides, etc. Todos os componentes que ajudam o organismo.
Por todos estes benefícios do noni e ajuda para emagrecer e controlar o colesterol pode-se fazer suco em casa usando algumas receitas.
Tenha em mente que é sempre aconselhável consultar um médico antes de tomar qualquer suplemento dietético.
Veja como é preparado o suco, quando encontrar a fruta à venda
Cortar dois frutos de noni maduros (ele é mole e tem cor amarelada) e bem lavados, em rodelas. Colocar no liquidificador, com meio litro de suco concentrado de uva ou outra fruta qualquer e bater no modo pulsar, para que as sementes não sejam quebradas. Passar em peneira e juntar mais meio litro de suco de uva ou fruta de sua preferência, batendo novamente, dessa vez do modo normal. Beber 100 ml, 2 vezes ao dia, pode ficar na geladeira por até 5 dias.