Translate

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Envelhecer com alegria e dignidade

Esse dois vídeos trazem para nós idosos, uma esperança de vida com mais qualidade.

Um é de uma poesia de Juca Chaves, musicada pelo próprio. O outro é uma poesia de Olavo Bilac.

Sim! Tem pessoas que não sabem envelhecer.
 
Como poderá nossos governos municipais, estaduais, federal e a sociedade em geral, contribuir para isso?
 
Será que só devemos esperar pelos governantes para nós idosos termos uma melhor qualidade de vida?
 
Ou será que nós idosos poderemos ser felizes com o que temos?
 
Bem, existem diversas formas dos idosos envelhecerem com dignidade. Se Você tem alguma sugestão, faça comentários, para eu poder colocar aqui no meu blog. Pode ser até mesmo indicativos de sites da internet.

 
Ontem fui a uma palestra no SESC do Siqueira Campos, bairro aqui de Aracaju. A palestra se deu em cima do tema IDOSO E O TRÂNSITO. Foi uma palestra interessante, feito pelo pessoal da SMTT de Aracaju. Dentre os slides apresentados, foi mostrado para todos os idosos e pessoas mais jovens que assistiram a palestra, que as estatísticas de trânsito têm destacado os idosos entre as maiores vítimas de atropelamento (27,4% do total de mortes). Foram 9.220 pedestres, sendo que 2.329 tinham mais de 60 anos de idade (25,3%)
 
Foi aberto a palavra para que quizesse se pronunciar e vários idosos apontaram as falhas das autoridades, a falta de educação dos motoristas e a falta de sinalização, tal como as faixas de pedestres estarem quase todas apagadas na cidade, semáforos escondidos, motoristas irresponsáveis dirigindo e falando ao telefone, dentre outras falhas do sistema.
  
Foi citado o caso de sábado passado aqui em Aracaju, onde um jovem de 27 anos de idade, por ter passado e sem querer arranhado o carro de outro jovem de 30 anos, que estava com seus dois filhos dentro de seu carro novo, o caçou literalmente e propositalmente, atropelando-o e o matando. Fez de seu carro uma arma. Assassino foi preso e logo depois solto sob fiança.
  
Em um aparte que fiz, mostrei ao pessoal da SMTT que a lei é insana e injusta. Por um lado apoiamos totalmente a questão de "se for dirigir não beba" - acontece que a multa por embriaguês é de quase dois mil reais e a pessoa vai presa, e dependendo do caso, é-lhe negado fiança.
  
Agora vejam, "caçar e matar um ser humano, e fazer de seu carro uma arma, pode!!!" - e o motorista assassino está fora da cadeia e acho que para ela nunca irá, pois tem dinheiro para gastar com bons advogados que sempre encontram falhas e desvios nas leis.
 
Como a palestra era de "dicas" para o idoso se proteger, fiquei apenas escutando e dei algumas sugestões e entre elas a do sinal com alarme para o idoso ou deficiente físico, não tente passar, pois qualquer erro de cálculo se morre no trânsito.
 
Foi mostrado um vídeo real de um acidente com um idoso, felizmente não morreu, mas testemunhas afirmaram que ele passou, a rua, mesmo na faixa, faltando poucos segundo para o sinal abrir.
 
A SMTT de Aracaju, faz um bom trabalho de educação com sua equipe comandada por Dona Mônica, mas está sem dinheiro para efetuar reformas na sinalização e ter mais agentes fiscalizadores. Eles fazem campanha a céu aberto tentando chamar a atenção para os motoristas respeitarem as faixas de pedestre e orientando os pedestres a saber usar as faixas sinalizadoras.
 
A orientação é que o idoso ou qualquer pessoa, que vai passar uma avenida ou rua, o faça dentro da faixa e sinalize para o motorista parar e também ter o cuidado com as motocicletas, pois esses "motoqueiros não são "motociclistas".
 
Ao final da palestra, foi solicitado o apoio dos idosos, para serem voluntários nas campanhas de rua, que são feitas às terças-feira em locais estabelecidos por um calendário, que a equipe para educação do trânsito ficou de passar para a Coordenação do SESC.