Translate

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Seca no Nordeste

Artigo retirado da página do G1 SE do Portal da Globo (Clique aqui) e comentários.

"Suspeitos de desviar 3 milhões de litros de água são presos em Sergipe

Mais de 15 mil moradores foram prejudicados pelo desabastecimento.
Segundo a polícia, duas adutoras do município de Carira foram perfuradas.
 
Duas adutoras do Sistema Integrado Sertaneja foram perfuradas (Foto: Divulgação/DESO)

Dois homens foram presos suspeitos de perfurar duas adutoras e desviar 3 milhões de litros de água no município de Carira (SE), 112 km de Aracaju. Mais de 15 mil moradores foram prejudicados pelo desabastecimento provocado pelo furto em uma fazenda da região. De acordo com a Companhia de Abastecimento de Sergipe (DESO), o problema foi identificado na sexta-feira (22), e a polícia foi acionada.
Segundo a polícia, o gerente da fazenda localizada no Povoado Gandurra e o operador da máquina utilizada para perfurar as adutoras do Sistema Integrado Sertaneja foram presos em flagrante. Os dois foram levados para a Delegacia Regional de Nossa Senhora da Glória (SE), onde prestaram depoimento.

Suspeitos foram presos em flagrante em uma fazenda do
Povoado Gandurra (Foto: Divulgação/DESO)
 
Ainda segundo a polícia, o sistema de automação implantado nas adutoras facilitou a identificação do problema pela DESO, que verificou que a vazão de água havia sofrido uma queda significativa no município.
De acordo com o supervisor operacional da Companhia, Francisco José Soares de Oliveira, uma equipe foi encaminhada para fazer uma vistoria na rede, quando foi informada pela comunidade sobre o rompimento das duas adutoras. Os suspeitos utilizaram uma máquina retroescavadeira fazer um tanque e reter a água desviada das adutoras na propriedade privada.
Dezenas de comunidades rurais e urbanas, além de escolas, órgãos públicos e o posto de saúde ficaram sem água desde quinta-feira (21), data em que a distribuição de água começou a sofrer as perdas. O abastecimento só foi normalizado no sábado (23)."
 

Francisco Assunção 4 semanas atrás
Além do problema abaixo, mencionado por Joao Rr, vemos claramente um aparente "apadrinhamento" nesta históra. KD o/s proprietário/s "mandantes deste serviço?" Será q já estão em Brasília? Ora. Só aki mesmo. Fui !!!
 
Joao Rr 4 semanas atrás
( Não justifica o que aconteceu ) O mais interessantes e que muitas cidades onde passam essas adutoras, o sofrimento da população e de mais não tem água nem para beber . ta vendo toda essa água aí ? vai para a capital segipana a mais de 100km de CARIRA-SE . E as cidades vizinhas como: Nossa Senhora da Glória , Nossa Senhora Aparecida, Pinhão e as demais sofrem com a grande SECA . Como pode ser isso ?
******///******
Quando peguei lí essa matéria, tinha esses dois comentários e agora ponho os meus.
 
Realmente não justifica o que aconteceu, conforme o João Rr diz. Não quero que o leitor ache que estou defendendo ladrões. Mas pensem bem; a quantos séculos existe a seca no nordeste brasileiro e as autoridades não fazem nada? Ou quase nada?
 
Não é possível que pessoas inteligentes não façam planos para conviver com a seca e invistam somente em caminhões pipas, que é uma das formas de desviar dinheiro da população. Não existe um projeto que por onde passa essas tubulações de água o DESO (cia. de água de Sergipe) faça derivações para as cidadezinhas do sertão sergipano.
 
Entra governo e sai governo e não vemos uma atitude de projetar meios não para combater a seca, isso é impossível, é coisa da natureza, assim como em Israel em alguns locais serem tão ou mais secos como o sertão nordestino.
 
Tem o estado de Nevada, nos EUA que é super seco, é deserto mesmo. Mas lá não existe falta d'água, que vem do rio Colorado e é distribuido através da represa Hoover (clique aqui e veja). Sua capacidade instalada de produção é de 2,08 gigawatt.
 






 
Aqui perto de nós, temos a Hidrelétrica de Paulo Afonso, (clique aqui e veja) em conjuntos 4.279,6 megawatts de energia, gerada a partir da força das águas da Cachoeira de Paulo Afonso, um desnível natural de 80 metros do Rio São Francisco. Sendo assim, o Complexo de Usinas de Paulo Afonso tem a segunda maior capacidade instalada dentre as usinas do Brasil, perdendo apenas para Tucuruí (8.000MW), já que Itaipu com 12.600 MW é binacional (Brasil/Paraguai)
 
 
Usina Hidrelétrica de Xingó (clique aqui e veja)  localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, situando-se a 12 quilômetros do município de Piranhas e a 6 quilômetros do município de Canindé de São Francisco.
A Usina de Xingó está instalada no Rio São Francisco e composta por 6 unidades com 527.000 kW de potência nominal unitária, totalizando 3.162.000 kW.

 

Qual a diferença das geradora de energia dos EUA para essas duas geradoras do nordeste brasileiro? A resposta é a capacidade de geração de energia. E o que mais? Que tem a ver geração de energia com a seca no nordeste?
 
Na Hoover Dam, ou Represa Hoover nos EUA existe uma distribuição de água para toda cidade ou povoados tanto no deserto do Arizona quando no deserto de Nevada (incluindo a famosa cidade de Las Vegas). Lá os governantes se preocuparam em suprir a população com água e não somente energia. Lá as coisas são mais sérias.
 
Aqui no Brasil, o governo federal sistematizou um plano de fazer canais a partir do Rio São Francisco e tais canais percorrerem o polígono da seca. Aqui em Sergipe não vemos nada! Em Alagoas já foi inaugurado parte do canal que corta o estado.
 
Aqui, temos a adutora do São Francisco cujas tubulações atendem poucas cidades tais como N.Sra. do Socorro, Barra dos Coqueiros, Atalaia Nova, Malhada dos Bois, Muribeca e mais alguns povoados. Foi implantada a 1ª etapa do Sistema de Adutora São Francisco em 1980, com alcance para 10 anos. Sua construção respaldou-se na necessidade de atender ao mesmo tempo, o crescimento de demanda de Água da cidade de Aracaju e a implantação de dois grandes projetos industriais, quais sejam: as plantas de Amônia e Uréia , da NITROFÉRTIL e Cloreto e Potássio, da antiga PETROMISA , hoje operada pela Cia Vale do Rio Doce, empresa que o governo de FHC vendeu a preço de banana.
 
Temos um canal de nadica de nada, feito para irrigação de um projeto de lotes chamado de JACARÉ CORITUBA à beira do Rio São Francisco, iniciado no governo do Sr. Albano Franco  com dois mandatos consecutivos sucedido pelo Sr. João Alves Filho que foi governador de Sergipe por três mandatos.
Temos também fazendo parte desse time o Sr. Antonio Carlos Valadares que foi governador de sergipe por um mandato.
 
Até hoje Sergipe sofre por conta do despreparo dos políticos sergipanos, inclusive do atual governador de Sergipe, que faz parte do governo federal atual, o Sr. Marcelo Deda com dois mandatos consecutivos.
 
No fundo no fundo, esses governadores, com equipes de auxiliares indicados pela política, não deram a mínima para atenuar os efeitos da seca em Sergipe, pois são políticos despreparados e que não têm idéia do sofrimentos da população que vive realmente a seca do agreste sertanejo, pois em seus pedestais de barro, olham de cima para o povo. Vários mandatos e "necas de pitibiriba" de um plano maior para o sertanejo conviver com a seca.
 
Por isso vemos em Sergipe, fatos como o noticiado pela Rede Globo. O sertanejo se tornando até mesmo ladrão de água.
 
É OU NÃO É UMA VERGONHA! Seca deixa 28 municípios em situação de emergência em Sergipe outra notícia que nos envergonha.
 
"A falta de chuva em Sergipe já deixa 28 municípios em situação de emergência. O governo do estado se reuniu na quinta-feira (4) com gestores dos municípios para anunciar a ampliação de ações como a distribuição de caminhões-pipa. Os investimentos totalizam R$ 9 milhões. Defesa Civil está monitorando as cidades que mais sofrem com a estiagem. “É a seca mais severa dos últimos 50 anos”, afirma tenente coronel."
 
A velha máquina da seca: Caminhões Pipa