Translate

sábado, 20 de setembro de 2014

ZICA - O Grande Amor de Fábio Luz (1864-1938)


Fui buscar sem querer essa preciosidade no fundo do baú. Nunca tive conhecimento desse intelectual. Fábio Lopes dos Santos Luz, nascido na cidade de Valença, na Bahia em 31 de julho de 1864 e falecido no Rio de Janeiro em 9 de maio de 1938.

Foi um anarquista, médico, escritor, romancista, crítico, contista, ensaísta, professor, membro da Academia Carioca de Letras e professor brasileiro. Foi abolicionista e auxiliou imigrantes no Rio de Janeiro. No movimento sindical participou de uma série de manifestações, lutou ferrenhamente contra o avanço do Bolchevismo.

Sendo um intelectual de classe média (um "burguês", como se definia), e considerado nos meios intelectuais da elite carioca, o médico baiano não se furtava a militar no anarquismo e a sonhar com a revolução social, bem em conformidade com aquelas concepções do comunismo libertário que não vêem necessariamente a revolução social anticapitalista e antiestatal como obra a ser realizada apenas por indivíduos das classes diretamente oprimidas, mas por todos aqueles que se sensibilizam e tomam posição contra o Estado e o capital. 

Guiado por essa perspectiva, Fábio Luz apoiava e participava das iniciativas dos trabalhadores anarquistas, proferindo conferências e palestras, escrevendo na imprensa operária, como em A Plebe, A Vida, Voz da União, Spartacus etc.

Fuçando arquivos antigos, encontrei esse de 04 de janeiro de 1926 do jornal O Globo. Deleitem-se meus amigo!