Translate

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Omayra Sánchez Garzón

Omayra Sánchez Garzón (Armero28 de agosto de 1972 — Armero, 16 de novembro de 1985), foi uma garota colombiana que morreu na cidade de Armero na Colômbia, vítima da erupção vulcânica do vulcão Nevado del Ruiz. Tinha apenas treze anos de idade.
Depois do lahar (Lahar é a designação dada a um movimento de massa exclusivo das regiões vulcânicas, formado pelo deslocamento ao longo de vales ou de encostas íngremes, em forma de avalanche, de lama composta por materiais piroclásticos e água. ...) destruir sua casa, Omayra ficou presa sob os escombros, permanecendo assim por três dias. Sua coragem e dignidade tocou os jornalistas e os trabalhadores volutários que não mediram esforços para conforta-la. Depois de 60 horas de luta, ela morreu em resultado de uma gangrena e hipotermia. Sua morte destacou a falta de estrutura para responder à ameaça do vulcão, em contraste com os esforços de socorristas voluntários que buscavam alcançar e tratar vítimas presas, apesar da escassez de suprimentos e equipamentos.
Omayra Sánchez tornou-se conhecida internacionalmente através de uma foto (acima) feita pelo fotojornalista Frank Fournier, que veio a ganhar o prêmio World Press Photo of the Year.
Para ela fiz esse poema, no dia 16 de novembro de 1985, quando ela morreu. Esse poema está em uma coletânea de poemas em um livro tipo brochura lançado com o tema 'Dimensões' e já esgotado.