Translate

sábado, 20 de setembro de 2014

História de Amor - Nelson Rodrigues

As ficções de Nelson Rodrigues baseadas na mente fértil do autor, trazem muitas estórias engraçadas. Mas talvez algumas não sejam ficção pois o autor tinha um vasto círculo de amizades e talvez nos encontros noturnos nos bares do Rio de Janeiro, ele e seus amigos tenham compartilhado algumas estórias que por serem verídicas transformaram-se em história para o autor que lhes dava 'uma forcinha' apimentando-as.

Tinha a mente poluída? Longe disso! A veia de contador de 'causos' corria o líquido precioso  de sua verve. Como ele bem disse:

'Sou um menino que vê o amor pelo buraco da fechadura. Nunca fui outra coisa. Nasci menino, hei de morrer menino. E o buraco da fechadura é, realmente, a minha ótica de ficcionista. Sou (e sempre fui) um anjo pornográfico(desde menino).'- Nelson Rodrigues

Nasceu em Recife e mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança, onde viveria por toda sua vida. Seu pai, o ex-deputado federal e jornalista Mário Rodrigues, resolveu estabelecer-se na então capital federal em julho de 1916, empregando-se no jornal Correio da Manhã.
Segundo o próprio Nelson em suas Memórias, seu grande laboratório e inspiração foi a infância vivida na Zona Norte da cidade. Dos anos passados numa casa simples na rua Alegre, 135 (atual rua Almirante João Cândido Brasil), no bairro de Aldeia Campista, saíram para suas crônicas e peças teatrais as situações provocadas pela moral vigente na classe média dos primeiros anos do século XX e suas tensões morais e materiais.
Sua infância foi marcada por este clima e por sua personalidade. Segundo ele, era bastante retraído e leitor compulsivo de livros românticos do século XIX. Nesta época ocorreu também para Nelson a descoberta do futebol, uma paixão que conservaria por toda a vida e que lhe marcaria o estilo literário.
'O adulto não existe. O homem é um menino perene.' - Nelson Rodrigues