Translate

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A importância da educação familiar



Mesmo sem conhecer a família, é possível traçar um perfil de uma pessoa, pois a educação passa pela família.
É fácil perceber pela atitude das pessoas o modelo de educação que cada um teve em sua casa.
Aqueles que tratam as pessoas de forma cruel através de comentários e ações que prejudicam. devem vir de famílias problemáticas onde não existia o verdadeiro amor e felicidade.
Se formos olhar o desajuste social do sofrimento na terra, vem de filhos gerados sem o amor verdadeiro de seus pais.
Pais, que se agridem, que maltratam os filhos, fazem deles espelhos de si.
Os filhos provenientes dessas famílias e pais desajustados não têm respeito por nada e em sua grande maioria são recalcados e agressivos.
Quando digo famílias felizes, não estou me referindo a ricos ou pobres; estou dizendo a respeito de pessoas felizes. Pessoas que ajudam o próximo, que respeitam o próximo, cooperam em vez de competir. Pessoas honestas, bondosas, humildes, que tratam as outras com respeito e amor.
São essas pessoas os bons exemplos aos filhos.
Fico indignado com pessoas que  destratam seu próximo por ter um pensamento diferente dos seus, uma condição social mais elevada financeiramente ou intelectualmente. Chegam a xingar com palavras chulas, o que pode ser visto no cotidiano de nossas vidas.
São geralmente pessoas que vieram de famílias problemáticas. Xingam e humilham; tudo isso porque outros não concordam com eles. Dizem que estão mostrando o que é o certo. Podem até estar indicando o caminho correto, mas da maneira errada.
Pensam que por maltratarem estão punindo, quando o inverso é verdadeiro. O comportamento lastimável desses críticos é apenas espelho de sua id criança.
Não pensam em seus filhos. Os filhos são espelho dos pais. Quando se tornarem adultos imaginem qual será o comportamento deles na escola, quando contrariados pelos colegas ou pela professora?
Dá para esperar uma atitude diferente? Não. Seus filhos com certeza repetirão o que sempre viram em casa.
Cada um de nós só pode oferecer o que tem ou o que recebeu. Esse cenário merece reflexão.