Translate

terça-feira, 31 de maio de 2016

A Morte de Antonio Ferreira - A Cabeça

"Sucesso" no linguajar sertanejo significa acidente. Foi o que aconteceu com Antonio Ferreira, vulgo Esperança, irmão de Lampião.

Acompanhamos em visita guiada, pelo Cariri Cangaço Floresta 2016, os historiadores, pesquisadores e amantes da saga sertaneja do cangaço e fomos ao local desse famoso acidente que tirou a vida de Antonio Ferreira, conhecido como um cabra valente e que agia no bando de Lampião como estrategista de retaguarda, garantindo os ataques e retiradas dos cangaceiros nos cenários de refrega.


Conta-se que Antonio Ferreira juntamente com outros cabras, arrancharam-se a cerca de uns oitocentos metros da casa da fazenda, e Luís Pedro, um cangaceiro de estirpe no bando, estava deitado em uma rede armada no pé de angico que existe até os dias de hoje (foto ao lado) e Antonio, puxando-lhe os cabelos intimou em tom de pilhéria, que Luís levantasse da rede pra ele deitar.

Luís ao levantar-se, apoiou em seu fuzil (os cangaceiros não largavam suas armas nem descansando) e nesse movimento bateu com a coronha no chão, disparando-o e atingindo seu companheiro. Luís Pedro e os demais ficaram desesperados tentando deter a hemorragia.
Lampião não estava na fazenda e o Coronel Ângelo da Jia (Anjo da Gia) mandou avisa-lo do acidente.

Sucesso, Capitão! Sucesso! disse-lhe os enviados pelo Coronel Ângelo.

Mas vamos deixar que o documentário fale por si. Apresentaremos Agora o episódio;

"A Morte de Antonio Ferreira - A Cabeça"