Translate

Artigo: Ao amigo irmão Meneleu

Artigo: Ao amigo irmão Meneleu

Mery Medeiros da Silva, presidente da Associação dos Anistiados Políticos, escritor e pesquisador cultural.
 
"Para mim, a impressão que fica, é que o mundo fica menor com encantamento do querido amigo e combativo, Francisco Meneleu dos Santos, espécie incomum da existência humana, jóia rara portadora dos sentimentos mais puros e nobres do ser social. Nascido na cidade de Areia Branca, nos limites do rincão potiguar, no dia 2 de julho do ano de 1917, portanto, completaria em julho deste ano corrente, 91 anos de fecunda e rica existência, sempre com o olhar voltado para as causas mais nobres do homem o amor, a liberdade e ao seu próximo. Meneleu, se encantou apesar da doença, lúcido e equilibrado como foi pela vida inteira. Organizado, fraterno, zeloso pelo destino do seu amado País, enfim, um verdadeiro humanista em toda a extensão da palavra.
 
Trabalhou desde o início de sua adolescência tornou-se gráfico esmerando-se, na sua profissão como um dos melhores profissionais, no meio gráfico do território potiguar.
 
 
Ao eclodir o movimento insurrecional de 1935, foi convocado pelos revoltosos a integrar o corpo redacional e técnico,  no objetivo de imprimir o porta voz dos ideais, anseios e propostas do movimento insurrecional daquele ano. Meneleu contava dezoito anos, quando foi preso, ao ser sufocado o levante revolucionário. O título sugestivo do jornal era “A LIBERDADE”, objetivo emblemático e prioritário do movimento em referência. Condenado pelo esdrúxulo Tribunal de Segurança Nacional, a seis anos de trabalhos forçados, enfrentou com dignidade e altivez, a turbulência e as adversidades decorrentes da feroz repressão instalada no País, pelo autoritarismo vigente.
 
 
Após todos esses episódios conturbados provocados pela insanidade dos que se auto-satisfazem no desrespeito à liberdade que a democracia contempla.
 
 
Estabelece-se na capital Fortaleza do vizinho estado do Ceará, nesta Cidade, montou uma fábrica de carimbos, evoluindo em seguida para a instalação das “ETIQUETAS MENELEU”, que consolidou-se nas lides comerciais do estado cearense. Detentor de uma numerosa prole, constituindo-se um exemplo invejável na condução, no encaminhamento para a realização da vida prática e profissional de todos os seus rebentos.
 
 
Falar de Meneleu, é falar do sentimento solidário mais puro da existência humana. O seu encantamento marca para todos nós, os seus amigos e companheiros, um caminhar sem mais beleza terna do seu caráter e de sua extrema bondade que trans pirava por todo seu ser. E aqui nesta quadra de luta, sempre presente estaremos todos nós, Lourdes e seus familiares, a fazer o que fizemos em toda vida, resistir sempre, na fidelidade persistente, aos nossos semelhantes e a humanidade inteira."