Translate

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A discriminação e o preconceito


Encontrei um comentário postado, de outro comentário, que dizia "Será tão difícil perceber o enorme racismo que há na defesa do ególatra Joaquim Barbosa por que, afinal, ele é negro, de origem pobre e sofreu muito? Conheço um monte de gente que é negra, de origem indigente e sofreu muito, mas não é ególatra. Conheço até alguns que, como ele, têm sérios problemas de coluna e não se sentem no direito de desrespeitar o próximo. É por isso que eu defendo o ensino em horário integral, com duas horas diárias de português, duas de matemática, duas de história e duas de geografia. Tudo isso, naturalmente, em livros não filiados a uma ideologia. Pode ter ideologia, mas tem de ter pelo menos três, para que se olhe, por exemplo, o Zumbi dos Palmares na maioria dos seus aspectos, inclusive no de escravocrata. As pessoas não são idiotas e podem fazer escolhas informadas, se tiverem acesso a uma gama adequada de informação. Daí a importância de cultivar amigos e leituras com opiniões diferentes. É claro que a gente dificilmente vai aceitar conviver com quem diz que negro é inferior -- embora ainda estejamos aceitando conviver com quem acha que branco é inferior --, ou que o holocausto não existiu, ou que uma ditadura, dependendo da ideologia, é a solução. Também não aceito que chamem meus filhos de afrodescendentes. Eles são ítalo-luso-afrodescendentes".                                            (https://www.facebook.com/jo.galazi)
Esse comentário foi feito por uma pessoa que não conheço mas que me fez pensar em outras situações.
Daí quase que imediato, veio uma postagem de uma sobrinha, que mora no Canadá, falando do preconceito e anexando um documentário que gostei demais, chamado de Uma Lição de Discriminação.
Infelizmente a discriminação e o preconceito andam juntos. A sociedade como um todo não se livrará tão cedo desses problemas que a afetam, por isso, é bom entender um pouco melhor quais são as principais diferenças entre a discriminação e o preconceito.
O preconceito é a ideia. Uma indisposição, um julgamento prévio negativo que se faz de pessoas estigmatizadas por estereótipos, atributos dirigidos a pessoas e grupos, formando um julgamento a priori, como um carimbo.
Ter preconceitos é ter uma opinião diferente, mas com julgamento preestabelecido. É muito difícil, nós encontrarmos um ser humano que não tenha os seus preconceitos, sejam eles de raça, de sexo, de cor, de etnia, de religião.
O fato de alguém não aceitar uma opinião diferente da sua, essa pessoa já é classificada como preconceituosa. 
Já discriminação é a prática da ideia. É o nome que se dá para um comportamento que tanto pode ser uma ação quanto uma omissão, que viola direitos das pessoas com base em juízos críticos injustificados e injustos, tais como: a raça, o sexo, a idade, a opção religiosa e outros.
Em alguma ocasião você pode não gostar de uma pessoa com determinadas características, feia ou bonita, bizarra ou estigmatizada, esse é um preconceito.
A partir do momento que você passa a insultá-los ou qualquer outro tipo de atitude pejorativa, é a discriminação.
Discriminação é um conceito mais amplo e dinâmico do que o preconceito.
A discriminação pode ser provocada por indivíduos e por instituições, enquanto que o preconceito, só pelo indivíduo.
Precisamos urgentemente sermos racionais e não deixar que a discriminação e o preconceito nos atinja, como estamos vendo nesses dias quando está em jogo a garantia constitucional dos brasileiros terem o mais amplo direito de defesa.