Translate

sábado, 16 de julho de 2016

A Seda Dragão - Aranhas usadas na guerra

As Forças Armadas dos EUA assinaram recentemente um contrato para desenvolver coletes à prova de balas a partir de teias de aranha geneticamente modificada. Estamos próximos de ficarmos como o Homem Aranha? 


As características da teia de aranha não deixam de surpreender os cientistas. De acordo com os resultados dos testes, ela é cinco vezes mais resistente do que o aço da mesma espessura, é resistente à água e pode esticar até 40% sem se romper.

No entanto, a produção em massa não é uma tarefa fácil, por causa do comportamento "canibal" das aranhas, que não permite as misturar de forma amigável umas com as outras. Estas são as razões pelas quais os cientistas estão tentando inserir DNA de aranhas em bichos-da-seda.

Assim, o principal objetivo do desenvolvimento da "seda dragão" é substituir o material kevlar, que limita os movimentos das tropas. Enquanto isso, a "seda dragão" oferece uma maior amplitude de movimento e permite desenvolver coletes à prova de balas que protejam não somente o tronco, mas também as extremidades.

Pensando bem, poderíamos usar para incontáveis finalidades, como redes de proteção, roupas de trabalho, tecidos para usos variados, etc., pois recentemente milhões de aranhas fugiram das inundações causadas pelas chuvas fortes na costa leste da Austrália e teceram uma teia gigante em uma pequena vila, assustando o moradores.


Os residentes da pequena vila de Westbury (na ilha da Tasmânia) puderam observar o fenômeno natural muito específico. Fugindo de inundações, milhões de aranhas criaram uma teia gigantesca espalhando uma cobertura branca e transparente sobre as árvores da vila. A vista, que pode dar medo a todos os aracnófobos, é, na verdade, um mecanismo de autodefesa que especialistas chamam de "aeróstato".

"As aranhas sobem para os pontos mais altos, por exemplo, sobre postes, protegendo sua teia e apanhando vento para evitar locais muito húmidos", explicou Graham Milledge, chefe da divisão de um museu da Austrália dedicado às aranhas.

Fontes: The Examiner - ABC News - Sputinik Brasil