Translate

terça-feira, 12 de julho de 2016

25 de Julho - Dia Internacional das Mulheres Negras


De quem irei falar meu senhor? São tantas que fizeram a história do povo negro que as páginas da história escrita não comportariam os relatos dessas guerreiras. E se por ventura eu falar de apenas algumas, essas irão representar todas.

Inicio pela grande Princesa Guerreira, Aqualtune. Um dos maiores símbolos de resistência  e luta do povo negro, mãe de um dos maiores líderes pela luta da liberdade negra, e avó  de talvez o maior dos líderes da luta contra a escravidão. 

Aqualtune deu a luz a dois filhos, guerreiros que entraram para a história desse povo sofrido. Foram eles Ganga Zumba,  do Reino do Kongo, o Grande filho do Senhor, foi o primeiro líder do Quilombo dos Palmares, governando entre 1670 e 1678. Foi o antecessor de seu sobrinho Zumbi e  Ganga Zona, que participou do acordo de paz entre o Quilombo de Palmares e o Reino PortuguêsAqualtune teve uma filha, de nome Sabina, de quem nasceu um menino chamado Zumbi, que ficou conhecido como “Zumbi dos Palmares”, e seria  reconhecido como um dos maiores líderes negros da história.

FALEMOS também de outra grande guerreira, Tereza de Benguela, foi uma mulher negra guerreira, líder do quilombo de Quariterê, em Cuiabá. Ela também é símbolo do 25 de Julho, Dia da Mulher Negra. 

Outra mulher negra bem representativa da luta contra a escravidão foi Dandara, esposa de Zumbi dos Palmares. Foi uma guerreira negra do período colonial do Brasil,  e com Zumbi teve três filhos, Motumbo, Harmódio e Aristogíton. Preferiu morrer a voltar para a escravidão. Suicidou-se, jogou-se de uma pedreira ao abismo depois de presa, em 6 de fevereiro de 1694, para não retornar à condição de escrava.

Reverencio através da citação dessas três guerreiras, todas a mulheres negras que lutaram por liberdade, não se deixando abater por grilhões que as aprisionavam e tolhiam seus movimentos físicos. Procuraram a todo custo, como verdadeiras Princesas, libertarem-se e conduzirem aqueles que fugiam da escravidão. Ao mesmo tempo quero dizer do meu carinho todo especial a esse povo que admiro.