Translate

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Tratem bem seus animais domésticos


Deus em seu maravilhoso Amor e Misericórdia, registrou em sua palavra a Bíblia Sagrada, suas regras para que os seres humanos possam saber como Ele quer que tratemos os animais domésticos.
No livro de Provérbios capítulo 12 versículo 10 está escrito que “O justo importa-se com a alma do seu animal doméstico, mas as misericórdias dos iníquos são cruéis.”
Esse justo aqui falado refere-se a pessoas que conhecem as necessidades dos seus animais e se interessam no bem-estar deles, e que pessoas chamadas de iníquos não se interessam por eles e não reconhecem a tais como também filhos de Deus.
Essas pessoas chamadas de iniquas seguem apenas seus princípios egoístas, insensíveis, e o tratamento que dispensam aos animais baseia-se apenas no proveito que se pode tirar deles.
O que o iníquo talvez considere ser um tratamento correto, pode na realidade ser um tratamento cruel. Podemos ver isso na história de Esaú e Jacó quando instado a acelerar o passo de sua comitiva, por Esaú, Jacó explicou que tinha filhos pequenos e ainda mais para não o fazer, disse a Esaú que as ovelhas e o gado vacum tinham crias e se apressasse o passo poderiam morrer.  Gênesis 33 :12-14.
Por isso vemos que a preocupação de um homem de bem para com os seus animais domésticos tem precedente no cuidado do próprio Deus para com eles como parte da sua criação, e isso nós podemos constatar em sua palavra em diversos livros tais como o de Êxodus 20:10; Deuteronomio 25:4; 22:4, 6, 7; 11:15; Salmos 104:14, 27 e em Jonas 4:11.

E para concluir, lembrei de Jesus Cristo, quando disse “Não fui enviado a ninguém senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” Chegando a mulher, começou a prestar-lhe homenagem, dizendo: “Senhor, ajuda-me!” Em resposta, ele disse: “Não é direito tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.” Ela disse: “Sim, Senhor; mas, realmente, os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa dos seus amos.” Jesus disse-lhe então, em resposta: “Ó mulher, grande é a tua fé; aconteça-te conforme desejas.” E a filha dela ficou curada daquela hora em diante.”


Esse relato está em Mateus 15:24-28 e mostra que até mesmo na casa de um pobre, os animais podem alimentar-se das sobras de sua mesa.