Translate

sábado, 19 de setembro de 2015

ALMAS DE LAMA E DE AÇO

Um dos mais importantes membros da Academia Brasileira de Letras, foi sem dúvida o cearense Gustavo Barroso. Escritor exímio, historiador do Brasil desde a invasão portuguesa, tem uma longa lista de criações, observando-se as variedades de gêneros que demonstra a sua grandeza intelectual, traz-nos uma contribuição valiosa para nossos dias que é a questão da violência que toda nossa sociedade atual sofre. 

Ao ler esse trecho de sua obra ALMAS DE LAMA E DE AÇO, encontramos sua crítica aos governos que combatem o banditismo e nos mostra a fria face da repressão, não como sendo a solução desses problemas, mas necessário.

Deixarei aos leitores que o próprio GUSTAVO BARROSO explique essa questão, que viveu e participou como membro atuante de governos. Apenas quando você amigo leitor, estiver lendo, procure transportar as palavras para serem aplicadas em nossos dias.

Abaixo, apenas um pedacinho de seus pensamentos:

Nossos governos ainda não olharam como deviam para a questão do cangaceirismo. Os governichos estaduais, entregues a inteligências estaduais, a homens incultos, politiqueiros, pretenciosos ou vis, na maioria não têm olhos capazes de encarar o fenômeno sob o seu verdadeiro aspecto. Alguns, fracos ou maus, ajudam-no a propagar-se, porque se apoiam nos protetores de cangaceiros, os chefes políticos do sertão. O Brasil já viu o próprio governo federal incitar dos bastidores a famosa revolução do Juazeiro, que levou as bordas do padre Cícero, do Cariri à capital do Ceará, determinando uma intervenção a posteriori do poder central. Dos políticos cearenses da agremiação partidária que isso interessava no momento fui o único que se manifestou contra esse crime. Fiz parte do governo que sucedeu a essa intervenção como Secretário do Interior, convidado pelo presidente Benjamim Barroso, alheio por sua vez ao movimento sedicioso.

Certas administrações fortes e bem intencionadas, mas de pouco saber, entendem que a repressão policial dá cabo dos cangaceiros e iludem-se com os bons resultados aparente e passageiro. Castigam alguns potentados locais que os protegem. Destroem sem núcleos. Perseguem seus bandos. Metem na cova ou na cadeia seus chefes. E no sertão tranquilo, durante algum tempo. Não se ouve mais falar num único bandoleiro. Parece que a raça se acabou para sempre. Nada menos verdadeiro. Esfriada aquela ação enérgica ou violenta, que dura pouco em razão da própria violência, o cangaceiro reaparece. 

Desde o período colonial do capitão-mor João Carlos de Oyenhausen e Crevenburgo, que os prendia pessoalmente e os remetia a ferros para o Limoeiro de Lisboa, no porão dos barcos, que o sertão atravessa épocas de pleno banditismo, em que os Antonios Silvinos e os Lampeões dão leis, e de calma superficial como a do governo de que participei. 

Entretanto, essa rotatividade de eras mansas e agitadas não fez, no correr dos séculos diminuir a extensão e intensidade das manifestações notórias do fenômeno. São a, mesmas hoje que ontem, com Jesuíno Brilhante, e outrora, com os Montes e Feitosas, guelfos e gibelinos duma politica pessoal e primitiva. Leia-se o depoimento de Henry Koster, no começo século XIX, manuseiem-se outros documentos mais antigos e mais modernos— verificar-se, que tenho inteira razão. Sendo o banditismo o resultado de uma energia bárbara e sem direção, não pôde ser vencido por outra energia bárbara e também sem direção. As polícias lançadas contra os cangaceiros são geralmente piores que eles e tais violências praticam que o sertanejo pacífico contra elas se revolta e prefere acoutar os criminosos que a desafiam. 

É necessário e urgente dar trabalho organizado às populações do interior nordestino, dar-lhes onde, como e em que empregar suas energias. Para isso saneie-se o sertão, captem-se as águas fugidias e irriguem-se as terras ferazes que a seca torna inúteis. O problema é antes de tudo, talvez, de natureza econômica. Desce-lhes comunicações, transportes, instrução e justiça, somente um conjunto dessa ordem acabará de vez com os cangaceiros, produtos de uma causalidade complexa que unicamente uma serie complexa de providências poderá extinguir. 
A boa distribuição da justiça é uma das principais delas. Em oitenta por cento dos casos, o bandido começou sua criminosa carreira por vindita. E esta só prolifera onde o homem sabe que não conta com a ação do policial e do magistrado e da honestidade da administração e a seriedade da justiça.