Translate

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Quermesse do Mucuripe

 

Na Quermesse da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no bairro do Mucuripe, em Fortaleza, capital do Ceará, na praça da igreja, dedicada à mãe de Jesus, cujos títulos são variados e muitos, sob o comando de Padre José Nilson de Oliveira, nós quando meninos, celebramos muitas vezes a Novena dedicada à Santa.

Eram festas bastante aguardadas por todos nós. Duravam nove dias. A manifestação maior era a procissão que percorria as ruas do Mucuripe. À noitinha, as rezas da novena, dedicada à Santa.

Do lado de fora da igreja, barracas enfeitadas, onde os pequenos comerciantes ofereciam quitutes típicos e bebidas e outras barracas, com sorteios, jogos e prêmios. Tinham brinquedos variados tais como Roda Gigante, Barcos, movidos por impulso onde usavam-se cordas, Carrossel, Cadeirinhas de girar, entre outros. Era uma festividade de tradição e ganhou impulso com nosso querido padre. Nessas ocasiões nos divertíamos brincando e namorando na quermesse da praça. 

O locutor da "radiadora" dizia frases inventadas pela rapaziada, que sem dizer o nome, mandava recados para suas futuras namoradas. 

"E essa vai para uma florzinha que está de saia azul com blusa branca e enfeites de ouro." 

As mocinhas ficavam atentas, juntamente com os rapazes, para tentar descobrir a felizarda, que tinha recebido o galanteio de seu admirador.



Depois da liturgia e missa celebrada por esse padre muito querido pela comunidade, a multidão aumentava mais ainda, pois todos queriam brincar naquela quermesse.

As mocinhas ficavam passeando em grupos de amigas e os rapazes, ficavam parados, conversando e olhando as meninas, esperando uma deixa para tecer um elogio àquela por quem se interessara. Aguardávamos a reação da escolhida. Foi nessa quermesse que encontrei o amor de minha vida.