Translate

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Os anjos poderosos de Deus


"Porque dará aos seus próprios anjos uma ordem concernente a ti, Para te guardar em todos os teus caminhos. Acampa ao redor dos que temem a Deus, e ele os socorre." 

Isso está escrito na Bíblia. Mas outros livros religiosos também falam do assunto.
Acredito que essas entidades muitas vezes socorrem os homens. Já presenciei casos em que só a mão poderosa de Deus, salvou pessoas. 

O principal anjo de Deus é Miguel. Ele está acima por hierarquia, de todos os anjos. Ele é chamado de arcanjo. Veio para a terra. Daniel o profeta, valeu-se da proteção desse anjo poderoso: "e eis que veio ajudar-me Miguel, um dos mais destacados príncipes." disse Daniel.

O livro de Apocalipse diz que "irrompeu uma guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam com o dragão, e o dragão e os seus anjos batalhavam, mas o dragão não prevaleceu, nem se achou mais lugar para eles no céu." Foi expulso.

Segundo a tradição judaica, existem sete arcanjos são: Gabriel, Jeremiel, Miguel, Raguel, Rafael, Sariel e Uriel. O islamismo, porém, acredita em quatro arcanjos: Jibril, Mical, Izrail e Israfil. O catolicismo também acredita em quatro arcanjos: Miguel, Gabriel, Rafael e Uriel. E a Bíblia, o que diz? Existem vários arcanjos?

Do início ao fim, as Escrituras fazem centenas de referências aos anjos que permanecem leais a Deus. Mas apenas duas dessas criaturas espirituais são mencionadas por nome. Uma é o anjo Gabriel, e o outro anjo mencionado por nome na Bíblia é Miguel, o arcanjo.

Além de Miguel, nenhum outro arcanjo é mencionado na Bíblia. As Escrituras não usam o termo “arcanjo” no plural. A Bíblia descreve Miguel como o arcanjo, indicando que somente ele tem essa designação. 

Além do próprio Criador, fala-se de apenas uma pessoa fiel que tem anjos em sujeição e esse é Jesus Cristo. Mateus 13:41; 16:27; 24:31

São Paulo fez menção específica do “Senhor Jesus” e “seus anjos poderosos”. 2 Tessalonicenses 1:7

 E Pedro descreveu o ressuscitado Jesus, ao dizer: “Ele está à direita de Deus, pois foi para o céu; e foram-lhe sujeitos anjos, e autoridades, e poderes.”  1 Pedro 3:22.

Embora não haja nenhuma declaração na Bíblia que identifique categoricamente Miguel, o arcanjo, como Jesus, há um versículo que faz ligação de Jesus com o cargo oficial de arcanjo. 

Em sua carta aos tessalonicenses, São Paulo profetizou: “O próprio Senhor descerá do céu com uma chamada dominante, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, e os que estão mortos em união com Cristo se levantarão primeiro.” 1 Tessalonicenses 4:16. Nesse texto, Jesus é descrito como tendo assumido o poder qual Rei messiânico de Deus. Mas ele fala “com voz de arcanjo”. 

Há outras criaturas angélicas de ordem superior, como os serafins e os querubins.  Mas as Escrituras apontam para o ressuscitado Jesus Cristo como o mais importante de todos os anjos.