Translate

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A Verdade de Ontem e a Atual

verdade atual e a de ontem



Muito me admira a condição de confiança que algumas pessoas têm de aceitar sem contestação o que dizem líderes religiosos como sendo a verdade. 

A verdade para essas lideranças espirituais de milhões de pessoas, é uma verdade que pode ter sido verdade ontem e hoje não mais ser verdade. 

Trocam de orientações para seus fiéis como se troca de camisa. O que ontem era aceito, hoje não mais o é. Vai de acordo com os líderes que estão por cima, ou seja, na administração do momento da entidade religiosa. E isso transforma-se em estratégia de momento para apagar alguns incêndios que surgem no meio dos seus liderados. As verdades são retiradas e postas no armário, de acordo com as conveniências.

Se me perguntassem hoje, em que acreditam essa ou aquela denominação religiosa, lhes diria que realmente não sei mais pois as mudanças se dão em uma velocidade tão grande, que em menos de dois anos, os conceitos dos assuntos, os dogmas, as crenças em passagens de seus livros sagrados e seus modos administrativos, estão em desuso por meio de novos pensamentos e ações. O que era não é mais e o que é, se brincar bem, já foi.

Não citarei nomes de denominações religiosas, pois se vocês forem fazer uma pesquisa dos tratos e ações, do que acreditavam e o que acreditam agora, fazendo uma análise sincera, verão que sua própria denominação mudou muito de algum tempo atrás aos dias de hoje.

Podemos até mesmo afirmar que isso é bom, pois demostra que desvios têm que ser corrigidos. Agora atente pra isso; se desvios estão sendo corrigidos, outros atalhos estão surgindo e voltando para ensinos anteriores, em uma gangorra que vai de acordo com o pensamento das lideranças atuais.

Fique de olhos abertos, para não cair nos erros dos outros. Livros sagrados não mudam. O que está escrito, escrito está. Se você ou outros não entenderem o que esses escritos sagrados estão tentando esclarecer, não tente interpretar o que está escrito, pois interpretações são pessoais e o máximo que se pode fazer com tais, é expor a outros. 

Tentar obrigar pessoas a seguirem uma linha de raciocínio interpretada, que podem aceitar ou não, é perigoso e pode cair no limbo das seitas. 

Mas o que é a verdade? Se você for um dos que acreditam na Bíblia Sagrada, ai vai a resposta nas palavras de Jesus: Santifica-os por meio da verdade; a tua palavra é a verdade. . . João 17:17

E então você poderá pedir a Deus: ". . .Faze-me andar na tua verdade e ensina-me, Pois tu és o meu Deus de salvação.. . ." Salmo 25:5

As interpretações humanas desse livro sagrado, faz que prolifere organizações que estão cada vez mais interessadas em aumentar seu patrimônio, pois com as riquezas terrenas, o número de seus adeptos aumentam. Daí vêm os desvios da verdade.

A definição da palavra “interpretar” significa “conceber à luz de crença, critério ou circunstância individuais”. Assim, qualquer interpretação que alguém fizer geralmente será influenciada por sua formação e educação.

Que dizer da interpretação da Bíblia? Será que temos liberdade para explicar passagens bíblicas de acordo com nossa própria crença, critério ou circunstância? 

Naturalmente, a maioria dos que afirmam que sim, dizem que estão orientados por Deus. Quer dizer, Deus o escolheu para dizer o que é verdade ou não. 

Interessante que esse próprio livro sagrado diz no livro dos Salmos, em seu número 146 nos versículos 3 e 4 ". . .Não confieis nos nobres, Nem no filho do homem terreno, a quem não pertence a salvação.  Sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo; Neste dia perecem deveras os seus pensamentos."