Translate

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Mitos e lendas criam novos mitos e novas lendas

Às vezes, mitos e lendas criam novos mitos e novas lendas. A necessidade primordial da alma humana de se alimentar de contos de fadas e histórias fantásticas está enraizada no fundo da natureza humana. Desde o início da humanidade, as histórias têm sido uma parte crucial da vida cotidiana de homens e mulheres. Sem histórias, mesmo quando a barriga estava cheia, as pessoas sentiram o vazio dentro delas. Histórias narradas através de versos, música ou simplesmente com palavras comuns, foram usadas para superar o medo das pessoas e para trazer a luz espiritual perdida de volta à alma humana.

Nos tempos pré-históricos e antigos, chamãs, homens e mulheres sagrados, santos, guerreiros espirituais e sacerdotes tinham o papel de contadores de histórias. Através da narrativa, eles trouxeram as pessoas perdidas de volta para si mesmas e, portanto, de volta à sua verdadeira natureza. Esse foi o ingrediente secreto em sua cura bem sucedida. Os contadores de histórias posteriores tornaram-se poetas, escritores, músicos, pintores. E, nos dias modernos, a lista de contadores de histórias inclui cineastas, diretores e artistas visuais.

Os contadores de histórias encontram inspiração de várias fontes. Às vezes, é uma saudação súbita durante o trabalho de outra coisa, às vezes é um sonho e às vezes pode ser um sorriso de uma pessoa especial, uma paisagem incrível, construção ou uma lenda antiga.

Vamos isolar uma fase das histórias do Nordeste pra exemplificarmos isso. O Cangaço. Dentro dessa fase isolemos um período. Dentro desse período, isolemos, dentro de muitas histórias, um deles: Virgolino Ferreira da Silva, apelidado de Lampião. É dentro dessa enorme história de grandes feitos, isolemos um pequenino início de sua vida: Como surgiu esse apelido de Lampião.

Entenderam? São através dessas variações de histórias contadas, que as lendas e os mitos são criados. Quantas versões temos de cada uma dessas várias histórias desse famoso Cangaceiro? Podemos culpar alguém em desenvolver esses mitos e lendas misturadas com a verdadeira história dos fatos ocorridos? A mistura efetuada de casos durante a vida atribulada desse homem, formaram-se AS LENDAS E MITOS de Virgolino, o Lampião.

Surgirá alguém para escrever comparativamente essas histórias, uma por uma, dessas lendas e mitos? Muitos escreveram sobre Lampião e dentre a enormidade de páginas escritas, contraditórias, idílicas, sensacionais, maravilhosas e misturadas, formou-se esse mito chamado Lampião. Para alguns, herói. Para outros, bandido. Mas de uma coisa digo pra vocês: que bom que temos essas histórias!