Translate

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

CANGAÇO - Cadim Machado, último coiteiro de Corisco

Essa postagem efetuada pelo confrade Geziel Moura na página do Grupo Público HISTORIOGRAFIA DO CANGAÇO, no Facebook, só vem a enriquecer o debate sobre essa saga que divide-se em diversos atos, cada qual mais impactante que o outro. Temos nessa reportagem do Geziel, o depoimento de quem viveu à época de um dos mais sádicos episódios do cangaço, que foi o assassinato cometido por Corisco e seu bando quando aniquilou estupidamente quase toda uma família, por ter recebido uma informação que achava ser verdade.

Essa história nunca poderá ser esquecida. O local da tragédia permanecerá para sempre na memória registrada por aqueles que escrevem e estudam o cangaço cujos principais personagens dele foram Lampião e Corisco. 

Estivemos nessa casa e já estava caindo aos pedaços, abandonada, e com certeza não resistirá por muito tempo. Mas a história selará sobre o local sua marca indelével pois já foi escrita em diversos livros e documentários como o que fiz, quando o chamei de A Vingança de Corisco no Palco dos Inocentes, quando uma comitiva de apreciadores da Saga do Cangaço, reuniram-se e escutaram essa essa narrativa feita pelo Senhor Celso Rodrigues.

História essa, registrada para mais de uma centena de pesquisadores, historiadores e admiradores do tema. Foi proferida na Fazenda Patos, no município de Piranhas no Estado de Alagoas, Brasil, que foi o palco dessa atrocidades cometida por Corisco e seu bando, para vingar a morte de Lampião, o Rei dos Cangaceiros. 

Corisco matou seis pessoas e degolou suas cabeças e as enviou para o Tenente João Bezerra, comandante das Volantes que trucidaram Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros. Eram as vítimas pessoas inocentes que não tiveram nada com a morte de Virgulino Ferreira, o Lampião. Foi o próprio delator quem indicou a Corisco que a traição, tinha vindo da família do vaqueiro, o Senhor Domingos Ventura. Foram assassinados além dele, sua esposa e mais quatro membros de sua família.

O amigo Geziel Moura inicia sua postagem:


"Em março de 2015, o escritor e pesquisador Sérgio Dantas e eu, tivemos a honra de entrevistar em Caboclo (AL), provavelmente, o último coiteiro de Lampião e Corisco, na região de Pão de Açúcar (AL), o senhor Cláudio Alves Fontes, o Cadim ou Cadinho Machado, falecido no inicio deste ano. Naquela ocasião, ele nos contou como ocorreu, a chacina da família de Domingos Ventura, pelo grupo de Corisco, com riqueza de detalhes.

Algum tempo atrás, produzi um vídeo de 30 min, que constam imagens atuais da Fazenda Patos e o áudio da entrevista que ele nos concedeu. Aproveito para agradecer novamente, o escritor José Bezerra Lima Irmão, que nos colocou na pista, desta extraordinária fonte do cangaço em AL. Segue portanto o link...."


Até então os comentários sobre essa postagem de Geziel, mostram o interesse que causou entre aqueles de sua lista de amigos. Vejamos alguns:


Noádia Costa Maravilha!!
CurtirResponder28 h

Junior Almeida Na minha opinião, Joca Bernardo foi o cabra mais desprezível de toda a história do cangaço. Acho até que mais do que Horácio Grande.
CurtirResponder16 h

Noádia Costa Concordo com vc Júnior. Mais terminou tendo um fim horrível. A chamada lei do retorno.
CurtirResponder16 h

Junior Almeida Morreu no desprezo
CurtirResponder16 h

Noádia Costa Exatamente!
CurtirResponder16 h

Margarida Santana Lopes Nascimento Cumpadi Geziel Moura, por onde andava essa relíquia que eu nunca tinha achado seu canal no You tube??.

Noádia Costa Geziel Moura sempre nos trazendo preciosidades em relação a história do Cangaço. Um verdadeiro vaqueiro da história.
Chagas Nascimento Muito bom. valeu Geziel Moura!!!
Chagas Nascimento Só falhou em poucos dados, alguns nomes, que é natural dada a sua idade avançada. Mas admito que foi uma das melhores reportagem que eu vi. O Sr. Cadin Machado, falou com segurança de quem vivenciou os fatos.

Geziel Moura Cadinho Machado era filho adotivo de João Machado proprietário da Fazenda Beleza, e serviu a Dadá enquanto ela estava grávida, provavelmente de Sílvio Bulhões, e disse que o parto ocorreu na vizinha Fazenda Detrás da Serra, local exato da famosa Pia de...Ver mais
Nota da foto: Cadinho Machado era filho adotivo de João Machado proprietário da Fazenda Beleza, e serviu a Dadá enquanto ela estava grávida, provavelmente de Sílvio Bulhões, e disse que o parto ocorreu na vizinha Fazenda Detrás da Serra, local exato da famosa Pia de Corisco. Ressalto, que tal estrutura rochosa, nunca pertenceu a Fazenda Beleza. Segue a Pia Original de Corisco. Fizemos 2 horas de entrevista, neste vídeo só a parte da chacina.


Geziel Moura Veja o executor da família de Domingos Ventura, no momento que se entregou em Santana do Ipanema, com o grupo de Português.

Noádia Costa A Quitéria na minha opinião era uma das cangaceiras mais bonitas. Pena que não temos muita informação sobre essa cangaceira.
Geziel Moura Noádia o companheiro dela, era chamado de Pedra Roxa, este ao lado de Velocidade, recebeu este apelido por ser natural de um povoado com este mesmo nome "Pedra Roxa", localizado na Região de Mata Grande (AL), perto da Fazenda Serrote Preto, e que ainda existe, até hj 😊
Noádia Costa Valeu Geziel Moura. Engraçado que tem várias pessoas que insistem em dizer que Quitéria era companheira de Português.

Geziel Moura Talvez por está com a mão no ombro do cabra.