Translate

sábado, 29 de agosto de 2015

O Bom Pastor Jesus

“Digo-lhes com toda a certeza: Quem não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e saqueador. Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre para ele, e as ovelhas escutam a sua voz. Ele chama por nome as suas ovelhas e as leva para fora. Depois de retirar todas as suas ovelhas, ele vai à frente delas, e elas o seguem, porque conhecem a sua voz. De modo algum seguirão um estranho, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos.” 

Jesus fez essa comparação, mas eles não entenderam o que ele lhes disse. Por isso, Jesus disse de novo: “Digo-lhes com toda a certeza: Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram em meu lugar são ladrões e saqueadores; mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; entrará e sairá, e achará pastagem.

O ladrão só vem para furtar, matar e destruir. Eu vim para que tivessem vida, e a tivessem na mais plena medida. Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.  O empregado, que não é pastor e a quem não pertencem as ovelhas, quando vê o lobo chegando, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e espalha; ele foge porque é um empregado e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e eu dou a minha vida pelas ovelhas.

“E tenho outras ovelhas, que não são desse aprisco; a essas também tenho de trazer, e elas escutarão a minha voz e se tornarão um só rebanho, com um só pastor. É por isso que o Pai me ama, porque entrego a minha vida, para que eu possa recebê-la de novo. Ninguém a tira de mim, mas eu a entrego de minha própria iniciativa. Tenho o direito de entregá-la e tenho o direito de recebê-la de novo. Recebi esse mandamento do meu Pai.” 

Surgiu novamente uma divisão entre os judeus por causa dessas palavras. Muitos deles diziam: “Ele tem demônio e está louco. Por que vocês o escutam?” Outros diziam: “Essas não são declarações de um homem endemoninhado. Será que um demônio pode abrir os olhos de cegos?”

João 10:1-19