Translate

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Iconografia do Cangaço - Fotos Originais

Livro "Iconografia do Cangaço"

A saga de Virgolino Ferreira da Silva, o conhecido Lampião (1898-1938), é talvez uma das mais importantes e conhecidas da história brasileira. Envolto em lendas e verdades, o Rei do Cangaceiros povoa até hoje o imaginário nacional. Mas a trajetória desse fenômeno social remonta ao século 18, quando bandos de cangaceiros passaram a se formar no Nordeste.

A história do cangaço ganhou o imaginário popular como poucos outros casos de revoltas populares na História do Brasil. Lampião, o grande responsável por tirar o movimento do sertão profundo e levá-lo para os jornais das grandes cidades, soube valer-se dessa grande invenção que se popularizou no início do século XX: a fotografia.


Através dos registros fotográficos, feitos, num primeiro momento, por fotógrafos ocasionais espalhados pelo sertão e, depois, pelo libanês Benjamin Abrahão – autor da série mais significativa dessas imagens –, o cangaço ganhou as páginas dos jornais e a imaginação popular. Com as notícias, que se produziam ora enaltecendo os feitos de bravura, ora narrando enfaticamente a crueldade dos cangaceiros, as personagens dessa história foram se encorpando no imaginário do povo. Daí para as canções populares, os cordéis e as lendas sertanejas foi um pulo.

Este livro reúne mais de 150 dessas fotografias, revelando detalhes das vestimentas, do cotidiano, dos costumes e hábitos disso que se convencionou chamar de estética do cangaço. Além disso, traz um brinde ao leitor: o DVD "Lampião, o rei do cangaço", com as únicas imagens em movimento dos cangaceiros, produzidas por Benjamin Abrahão e agora numa nova montagem feita por Ricardo Albuquerque, que inclui 4 minutos inéditos, recuperados, em 2002, pela Cinemateca Brasileira.


Além das fotos e legendas explicativas, o livro traz textos assinados por Rubens Fernandes Junior, Moacir Assunção e Angelo Osmiro e telegramas inéditos do ataque a Mossoró, gentilmente cedidos pelo livreiro Maurício, do Sebo Baratos da Ribeira. O projeto gráfico é do premiado Delfin / Studio DelRey.

Abaixo algumas outras fotos fac-símiles dos originais.













O vídeo abaixo é uma gravação feita por Benjamin Abrahão com o Lampião em carne e osso. Vídeo histórico (sem áudio) com mais 4 minutos de cenas inéditas desse que, sem dúvidas, foi um dos mais polêmicos personagens que o Brasil já teve. Este vídeo faz parte da obra "Iconografia do Cangaço", da editora Terceiro Nome, com organização do Ricardo Albuquerque.


Organizador Ricardo Albuquerque
Páginas 216
ISBN 9788578160869
Projeto gráfico  Delfin – Studio DelRey
Formato 23 x 25 cm
Acabamento Capa dura
Patrocínio Banco Volkswagen
Apoio Ministério da Cultura

Fontes da matéria: Terceiro Nome - Estadão - You Tube