Translate

domingo, 24 de abril de 2016

CARIRI CANGAÇO FLORESTA 2016 E O PROJETO EDITORA CANGAÇO

Onde mora a memória do cangaço

Que fim levou esse projeto Projeto Memorial do Cangaço? Lendo a Revista de História de 28 de agosto de 2007, fiquei bastante curioso em saber. Acontece que alguns projetos não vão à frente, não por falta de iniciativa, que como o próprio termo indica, a palavra iniciativa é a "Ação de quem propõe ou faz primeiro algo: tomar a iniciativa de uma medida. 

Qualidade de quem é levado a agir espontaneamente: teve iniciativa. Ânimo ou disposição natural de quem faz alguma coisa antes dos demais: 

- teve inciativa e começou a discussão.

O sinônimos de Iniciativa é: diligência, atividade, liberdade, projeto, daí que depois da iniciativa, tem que haver isso.

Estaremos agora debatendo uma iniciativa de preposição de criarmos uma EDITORA DO CANGAÇO no grande encontro de escritores, pesquisadores, historiadores, e apreciadores da Saga Cangaço, na cidade pernambucana de Floresta sob a regência das sociedades que formam o CARIRI CANGAÇO e daqueles que são apreciadores do tema.

Essa discussão se dará no dia 29 de Maio (Domingo) no Floresta Hotel onde será lançado mais um grupo de estudos do cangaço, que se chamará Grupo Florestano de Estudos do Cangaço - GFEC pela batuta do amigo Marcos de Carmelita e logo após, a discussão sobre o Projeto da Editora Cangaço, tudo isso comandado pelo gestor do Cariri Cangaço, o amigo Manoel Severo, com nossa humilde participação e também dos digníssimos confrades Professor Francisco Pereira e Ângelo Osmiro, grandes pesquisadores do tema.

Esperamos que todos os participantes desse grande encontro, programem sua volta para seus lares após esse evento de domingo, onde teremos um CAFÉ DA MANHÃ COM SANFONA e prestigiarmos a conclusão do CARIRI CANGAÇO EM FLORESTA. 

Sim confrades, a diligência, as atividades, a liberdade que nosso autores terão, tanto na ordem financeira quanto na praticidade de acesso para lançamentos de seus livros, e o acesso para informações de livros raros e antigos, que não encontramos mais, se dará por meio desse projeto, que depois de debatido, passaremos à iniciativa, e queremos a colaboração de todos. 

FALTAM APENAS 32 DIAS PARA NOSSO EVENTO

Vejam a Programação do Evento clicando AQUI


  • Projeto Memorial do Cangaço
    A família Ferreira Nunes — de Lampião -, a família Benjamin Abrahão, a Abafilm e seu representante, Ricardo Albuquerque, uniram forças para elaborar o projeto de criação de um museu permanente do cangaço. A coordenação de pesquisa do centro está sob a responsabilidade de António Amaury, historiador e pesquisador do cangaço há mais de quarenta anos, enquanto a coordenação geral do projeto fica a cargo de Vera Ferreira, neta de Lampião, e de Ricardo Albuquerque. O acervo contém 92 fotos originais de Benjamin Abrahão (cinquenta restauradas em 2003, sendo vinte inéditas), 160 fotos de diversos fotógrafos, a cópia em 35 milímetros do filme de Benjamin Abrahão, uma série de objetos como um crucifixo de Dada e Corisco, vestidos de Maria Bonita, certidões de casamento, nascimento e até registro de batizado de Lampião e seus irmãos. O acervo conta ainda 240 horas de entrevistas gravadas com cangaceiros, volantes, coiteiros e familiares de vítimas de cangaceiros e volantes. Os primeiros produtos do projeto devem ser um CD e um livro já aprovados pela Lei Rouanet. Informações pêlos e-mails: alquerque@ig.com.br ou malamp@hotmail.com.

    Museu Antropológico
    Estácio de Lima - Salvador (BA).
    As cabeças do bando de Lampião ficaram expostas nesse museu quase trinta anos até serem finalmente enterradas em 1969. Hoje o acervo contém parte importante da história do cangaço, abrigando armas e objetos pessoais de diversos cangaceiros, além da máscara mortuária de Lampião.
    Endereço:
    Av. Centenário, Prédio do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues,Vale dos Barris, Telefone: (71) 3324-1599.Visitação: de segunda a sexta, das 8h30 às l Ih30 e de I3H30 às I7h.
    Outros acervos:
    Museu do Sertão — Piranhas (AL)
    Telefone: (82) 3686-3013.
    Museu Histórico de São Caitano - São Caitano (PE)
    Telefone: (81) 3736-1 149 (prefeitura).
    Museu do Cangaço -Triunfo (PE)
    Telefone: (87)3846-1256.
    Museu Histórico Lauro da Escóssia - Mossoró (RN)
    Telefone: (84) 3315-4778.
Revista de História - 28/8/2007