Translate

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Cangaceiro Novo Tempo e o Oscar

A natureza humana é contundente quando se trata de sobrevivência. O homem tem um poder quase divino embora como diz o dito popular "para morrer basta estar vivo".

Com esse filme "O Regresso", que deu o Oscar a Leonardo DiCaprio, e que foi inspirado em eventos reais, é uma experiência cinematográfica imersiva e visceral que capta a épica aventura de um homem por sobrevivência e o extraordinário poder do espírito humano.

A estória é baseada em uma expedição pelo desconhecido deserto americano, com o lendário explorador Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) que foi brutalmente atacado por um urso e deixado como morto pelos membros de sua própria equipe de caça.

Em uma luta para sobreviver, Glass resiste à dor inimaginável, bem como à traição de seu confidente, John Fitzgerald (Tom Hardy). Guiado pela força de vontade e pelo amor de sua família, Glass deve navegar um inverno brutal em uma incessante busca por sobrevivência e redenção.

Com esse filme, LEMBREI do ocorrido com o cangaceiro chamado Novo Tempo, cunhado de Zé Sereno, chefe de grupo de Lampião, e irmão mais novo da cangaceira Sila.

Os relatos da odisseia de Novo Tempo, que se chamava Abdias, encontra-se nos escritos dos pesquisadores e historiadores do cangaço, Antônio Amaury e Alcino Alves, que contam em seus respectivos livros "Gente de Lampião" e "Mentiras e Mistérios de Angico" - embora se complementem, existem variações nos relatos, - mas contam o triste acontecimento com esse cangaceiro, atingido nos dois braços, varados pelas balas da Volante de Zé Rufino, no tiroteio chamado de "Fogo da Laginha, na Lagoa do Domingo João" - escapou com vida.

Passou três dias varando a caatinga para ir a uma das fazendas de Antonio Caixeiro e ao chegar quase morto pedindo socorro, foi traido por um dos cabras da fazenda chamado Zé Vaqueiro que ao lhe socorrer viu que ele estava mais pra lá que pra cá e lhe deu um tiro na cabeça.

Imaginem que o cangaceiro depois de levar balaços nos dois braços, inclusive ficou aleijado de um, arrastar-se por vários dias, terem seus ferimentos apodrecidos e comidos pelas larvas da Varejeira, ainda receber um tiro na cabeça, voltar a se arrastar para outro local e levar mais alguns dias nesse sofrimento, sobreviver!

Pois é... só mesmo um milagre né mesmo?

Esse cangaceiro também passou pelo ataque na Grota de Angico, escapando das balas das volantes, conseguiu fugir, e terminar seus dias em velhice, lá pras bandas de Minas Gerais.

Foi um sobrevivente! Merecia um Oscar.