Translate

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Meu país é o Nordeste

Raul Meneleu



Meu país é o nordeste terra de Nosso Senhor. Jesus andou num jumentinho lembram? Em sua veias escorrem rios de vidas para o sertão lavar, pra ficar bem casadinho as suas águas com o mar e pros bichos animar, correm em regos entre serras e chapadas, Araripe e Apodi, Meruoca, Baturité e Quixadá.

Temos rios que vão correndo em procura do grande mar,

Jaguaribe, Acaraú, o Açu e Mossoró, O Paraíba do Norte, o Pajeú, o Moxotó, Jacaré, Salitre, Vasa-Barris, tem o Ipanema nas cabeceiras no maciço do Ororubá. Temos o Parnaíba, o Una e temos o Cocó e o Paraguassu.

Temos o grande Capibaribe, o Real e o Itapicuru, mas querem saber! O Rei deles é o Velho Chico. O Rio São Francisco no clima tropical do semi-árido, nas caatingas suas águas correm, até ao Farol do Cabeço onde encontra as belas águas do mar.

A vida do nordestino, depende de riachos e rios como esses,
 

pesquise cada um e verá, suas histórias perdidas, estórias de longe, dos séculos e séculos do Nordeste, esse grande país divino que não está ao deus-dará.

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe são seus estados soberanos desse grande país, cheios de riquezas e tradições onde podemos destacar seus pratos típicos, Acarajé, vatapá, sarapatel, sururu e carne-de-sol.

Na música, existem vários ritmos populares, axé, samba, xote, forró, xaxado, samba-de-roda, frevo e baião. Na literatura temos o cordel e grandes nomes de cultura popular. Nas festas típicas, destacamos o Bumba-meu-boi, as Micaretas, o Reisado, o São João e os Maracatus. Há sim! Temos carnaval.

Entre outras riquezas temos ouro, prata, diamantes, petróleo, chumbo, areia monazítica, gás natural, jazidas de granito, pedras preciosas e semipreciosas.

Mas a maior riqueza é seu povo.

O nordestino é muito amável e agradável. Hospitaleiro e alegre.

Importante: Não precisa de Passaporte e nem visto para visitar o Nordeste e seus Estados. Venham conhecer o Nordeste!