Translate

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Hipocrisia e traição - Como perdoar.



  


“Esta é a mensagem que temos ouvido dele . . . que Deus é luz e não há nenhuma escuridão em união com ele.” (1 João 1:5) Como foi que João ouviu esta mensagem? No seu Evangelho, João atesta a respeito de Jesus: “A luz está brilhando na escuridão, mas a escuridão não a tem vencido”, e que Jesus deu autoridade aos que tinham fé nele, para se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram outra vez por nascimento humano, mas nasceram de Deus por meio de seu espírito. (João 1:5, 12, 13)
João registrou então que o próprio Jesus havia confirmado isso ao falar a Nicodemos, que veio a Jesus à noite, para não ser visto. Jesus falou-lhe sobre ‘nascer do espírito’, e que, “a menos que alguém nasça de novo, não pode ver o reino de Deus”. Falou também sobre a “base para o julgamento: que a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais a escuridão do que a luz, porque as suas obras eram iníquas”, e passou a contrastar aquele que odeia e evita a luz com aquele que “se chega à luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas como tendo sido feitas em harmonia com Deus”. Isto perturbava a Nicodemos, pois, embora tivesse certo amor à verdade, a sua lealdade estava sendo ofuscada pelo temor do homem. — João 3:1-8, 19-21.
A luz representa a verdade e a justiça, em contraste com a escuridão, que representa o erro e a falsidade, bem como as coisas iníquas e impuras.   Seguindo o princípio delineado em 1 João 1:5, João passa a aplicá-lo como desafio direto, dizendo: “Se fizermos a declaração: ‘Temos parceria com ele’, contudo prosseguirmos andando na escuridão, estamos mentindo e não estamos praticando a verdade.” Ele remata este argumento por dizer: “Aquele que disser: ‘Eu o cheguei a conhecer’, e ainda assim não observar os seus mandamentos, é mentiroso [em grego: pseústes], e a verdade não está neste.” (1 João 1:6; 2:4) Estas expressões repetidas: “Se fizermos a declaração”, e “aquele que disser”, como em 1 João 1:6, 8, 10; 2:4, 6, mostra que João estava vivamente apercebido da piora das condições dentro da congregação cristã. O inimigo não havia perdido tempo em semear “joio entre o trigo”, homens que ‘falavam coisas deturpadas, para atrair a si os discípulos’. (Mat. 13:25; Atos 20:30; veja também Tiago 4:1-4.)
 
Estes afirmavam estar na verdade, mas os seus próprios atos e seu proceder refutavam suas afirmações, provando que eram pseudo-cristãos, falsificados, anticristos. João usa as palavras “mentir” e “mentiroso” diversas vezes, começando em João 8:44 e até Revelação 22:15. O mentiroso não é alguém que por engano profere sem querer uma falsidade. Mentiroso é aquele que intencionalmente profere uma inverdade, destinada a enganar e a desencaminhar. As mentiras e a verdade não se misturam. João era intensamente leal à verdade. Ele sabia que “nenhuma mentira se origina da verdade”. — 1 João 2:21.
Ora, o que queria Jesus dizer com ‘adorar com verdade’? Certamente queria dizer que a verdade, não a falsidade, deve ser a base da nossa adoração. Senão, nossa adoração seria toda em vão. Jesus falando a respeito dos religiosos disse: “Isaías profetizou aptamente a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo honra-me com os lábios, os seus corações, porém, estão longe de mim. É em vão que persistem em adorar-me, porque ensinam por doutrinas os mandados de homens.’” — Mar. 7:6, 7.


COMO PERDOAR ALGUÉM
Perdoar alguém que tenha machucado ou traído você é uma das coisas mais difíceis que pode precisar fazer. No entanto, aprender a perdoar é necessário se quiser reconstruir seu relacionamento com alguém ou simplesmente esquecer o passado e seguir com sua vida. Aqui estão algumas ideias que o ajudarão a lidar com o perdão. Você poderá usar os seguintes métodos para isso:

Método 1 - Lidando com as Emoções Negativas
Entenda por que você precisa perdoar. Perdoar alguém que fez algo errado para você pode ser complicado. Sua primeira reação provavelmente é sentir raiva e culpar a pessoa que causou dor a você. Isso é natural. No entanto, você precisa entender que isso causará ainda mais dor em você do que na pessoa. Por esse motivo, é necessário perdoar, não pela outra pessoa, mas por você. 

Entenda que o perdão é uma escolha. Normalmente, as pessoas dizem que não conseguem perdoar a pessoa que fez mal a elas. Elas acreditam que é impossível passar por cima dos sentimentos de dor e traição. No entanto, o que as pessoas não percebem é que perdoar é uma escolha. O perdão demanda uma decisão ativa e consciente para sair da negatividade e continuar vivendo. Isso não vem natural nem facilmente, o perdão é algo que precisa ser trabalhado.
Deixe a raiva passar. Para perdoar, é necessário fugir de todas as emoções negativas que tem em relação à pessoa. Raiva, dor, traição, ressentimento, pesar, você precisa se desfazer de todos esses sentimentos ruins, caso contrário eles o envenenarão e causarão mais dor ainda. Lembre-se, você não está fazendo isso para aliviar a consciência da outra pessoa ou aprovar suas ações, está fazendo isso para que você mesmo seja curado e continue seguindo em frente.

Mantenha uma perspectiva. Tente ganhar alguma perspectiva dando um passo para trás e tentando ver a situação de forma objetiva. A outra pessoa o machucou intencionalmente? Havia algo fora do controle dela? A pessoa tentou se desculpar e consertar as coisas? Leve tudo em conta e tente analisar a situação calmamente. Se puder tentar entender por que e como a situação aconteceu, será mais fácil para perdoar.
Converse com alguém. Conversar com alguém que confie o ajudará a processar suas emoções e conseguir ter uma perspectiva imparcial. Falar sobre isso pode tirar um peso de suas costas. Um amigo, um parente ou um terapeuta podem ajudá-lo nisso.

Encontre uma forma positiva de se expressar. Segurar suas emoções negativas pode ser muito destrutivo e afetar você e os que estiverem por perto. Libere essa negatividade encontrando formas positivas de expressar. Tente manter um diário ou escrever cartas, use métodos criativos como pintura e poesia, ouça ou escreva músicas, corra ou dance. Qualquer coisa que o ajude a aliviar a tensão e faça com que sinta melhor.
Olhe para outras pessoas para conseguir inspiração. Leia ou escute histórias de outras pessoas que exercitaram o perdão, até em situações mais difíceis que a sua. Elas poderão dar esperança e determinação a você. Se for religioso, a Bíblia poderá dar muito conforto àqueles que foram prejudicados e procuram forças para perdoar.

Deixe o tempo passar. O perdão não vem com um piscar de olhos. É preciso autocontrole, determinação, compaixão e, acima de tudo, tempo. É algo que precisa ser trabalhado, pouco a pouco, todos os dias. Lembre-se, ninguém chega ao fim da vida e pensa “Eu deveria ter sentido mais raiva”. No final, o amor e o perdão são mais importantes.

Método 2 - Confrontando a Pessoa que o Machucou

Não faça julgamentos precipitados. Isso é importante para lidar com a pessoa que o machucou. Se reagir muito rapidamente, pode fazer ou dizer algo do qual se arrependerá. Leve algum tempo para processar tudo e conseguir mais informações antes de agir.
•Por exemplo, se seu parceiro fez algo para o deixar chateado, não termine com ele imediatamente ou decida sair de casa. Diga que precisa de algum tempo para se acalmar e pensar antes de fazer qualquer coisa.

•Se for um amigo ou parente, sua primeira reação pode ser gritar, mas tente evitar isso. Pense sobre a história que têm juntos e se foi uma única vez que fez isso. Certifique-se de estar pensando com calma e racionalmente antes de dizer algo que não poderá retirar ou acabar com a relação que tinham.
Ouça o lado da outra pessoa. Embora possa estar nervoso, deve sempre ouvir o lado da outra pessoa. Você pode se surpreender com o que ouvir e poderá tomar uma decisão melhor sobre o que fazer em seguida.

•Peça à pessoa que o machucou para encontrar você em algum lugar em particular. Diga que quer ouvir o que a pessoa tem a dizer sobre a história. Diga que não quer dizer que as coisas voltarão ao normal entre vocês, mas que quer ouvi-lo antes de tomar qualquer decisão.
•Quando ouvir a história, tente deixar a pessoa falar. Não a interrompa ou contradiga. Se o relacionamento de vocês estiver em jogo, o mínimo que pode fazer é ouvir.

Tenha compaixão com a pessoa que o machucou. Coloque-se no lugar dela e pergunte-se o que teria feito na mesma situação. Você teria agido de forma diferente?
•Tente entender os motivos e intenções da outra pessoa. Ela estava realmente tentando machucá-lo? Ela tinha boas intenções?

•Tente se lembrar de um momento em que machucou alguém e gostaria de ter sido perdoado. Lembre-se como se sentiu e como ficou aliviado e agradecido quando a pessoa o perdoou.
Não tome atitudes precipitadas. Quando falar com a pessoa, não diga ou faça nada que não poderá desfazer. Gritar e dizer insultos ou acusações para a outra pessoa poderá fazer com que se sinta bem no momento, mas só piorará a situação com o tempo. Não será produtivo e pode acabar com o relacionamento.

•Fique calmo ao confrontar a pessoa. Respire fundo e se a pessoa o provocar, tente contar até dez antes de responder.
•Evite fazer insultos de volta ou agressões físicas. Caso contrário, você pode acabar em uma situação em que conseguiu perdoar a pessoa, mas em que a pessoa não conseguiu perdoá-lo.

Diga como você se sente. É importante que a pessoa saiba como você se sente, pois você já teve tempo para se acalmar e pensar melhor. Você deve explicar claramente como as ações machucaram você e como se sente agora. É extremamente importante fazer isso, ou você guardará sua raiva e ressentimento, fazendo com que seja impossível perdoar.
•Evite frases de acusação quando falar com a outra pessoa. Em vez de dizer “Você me fez sentir como...” diga “Eu me sinto como...”.

•Assim que tiver expressado seus sentimentos, é importante seguir em frente. Se tiver decidido perdoar a pessoa, não deve trazer os erros do passado toda vez que brigar com ela.
Esqueça sobre “dar o troco”. Quando lidar com o perdão, é importante nem pensar em dar o troco ou se vingar da pessoa que o machucou. Isso só fará com que mais pessoas se machuquem, inclusive você. Você precisa ser mais do que isso, tentar perdoar e seguir em frente.

•Tente tratar os outros como gostaria de ser tratado. Foi horrível ser mal tratado, então por que causar dor em outra pessoa?
•Por exemplo, se o seu parceiro o enganou, você não resolverá nada fazendo o mesmo. Isso só causará mais dor e ressentimento.

•Lembre-se que o perdão não valerá muito se aconteceu depois que você se vingou.
Diga a pessoa que a perdoou. Se ela pediu perdão, ficará muito feliz e aliviada se conseguirem reconstruir o relacionamento. Se ela não pediu perdão, pelo menos você pode tirar esse peso das costas e continuar com sua vida.

•Lembre-se que perdoar alguém não significa necessariamente que tudo voltará ao normal entre vocês. Se sente que a pessoa já o machucou muito e que acha que não pode confiar nela novamente, tudo bem. Deixe isso claro.
•Lembre-se que o perdão é um processo. Só dizer que perdoa alguém não faz disso uma verdade, você precisa trabalhar nisso pouco a pouco todos os dias. No entanto, dizer em voz alta o ajudará a reforçar sua decisão.

Método 3 - Seguindo em Frente

Descubra o que você quer. Assim que tiver perdoado a pessoa que errou com você, precisa descobrir o que fazer em seguida. É importante entender que mesmo se houver perdoado a pessoa, não precisa deixar que ela volte a participar de sua vida. Decida se deseja reconstruir um relacionamento com ela ou não.
•Para fazer isso, precisa pensar muito sobre o relacionamento de vocês. Vale a pena tentar novamente? Será que a pessoa o machucará novamente? Só você saberá as respostas para essas perguntas.

•Em algumas situações, como em um relacionamento abusivo ou em que a pessoa já o enganou várias vezes, é mais seguro e saudável tirar a pessoa de sua vida. Você merece algo melhor.
•Se decidir que vale a pena tentar novamente, pode começar a retomar o relacionamento devagar. Diga a pessoa que mesmo tendo o machucado, você ainda a ama e quer que continue em sua vida.

Foque no futuro. Assim que decidiu perdoar, precisa se esquecer do passado e focar no futuro. Você precisa aceitar o que aconteceu e deixar para trás.
•Se continuar insistindo nas dores do passado, nunca conseguirá perdoar de verdade e seguir em frente.

•Olhe o lado bom da situação e veja como uma oportunidade de começar de novo. Pode ser o melhor para seu relacionamento.
Reconstrua a confiança. Quando é machucado, é difícil confiar novamente. No entanto, aprender a confiar de novo é parte do processo do perdão. Aprenda como confiar em você mesmo, em seu julgamento e em sua habilidade de tomar boas decisões. Assim, você conseguirá reconstruir a confiança na outra pessoa.

•Lembre-se que a honestidade e a comunicação são as chaves para a confiança. Comprometa-se a ficar completamente aberto e ser honesto com a outra pessoa em relação a tudo.
•Viva um dia de cada vez. A confiança não é conseguida de um dia para outro. A pessoa precisa de tempo para provar que está comprometida em conseguir sua confiança novamente.

Faça uma lista de coisas positivas. Tente olhar o lado bom das coisas e faça uma lista dos pontos positivos que pode tirar da situação.
•Você percebeu sua capacidade de entender e perdoar?

•Você aprendeu uma grande lição sobre confiança?
•Você ficou mais próximo da pessoa que o machucou depois de todos os problemas?

Lembre-se que fez a coisa certa. Às vezes, seu perdão não significou nada para a pessoa ou o relacionamento não pode mais ser consertado. Mesmo se a situação não acabou da melhor forma, lembre-se que fez a coisa certa. Perdoar é algo notável e você não se arrependerá disso.

Dicas

•Perdoe por você mesmo e não pela outra pessoa. É mais fácil deixar passar do que continuar a dor, a raiva e a traição.
 
MAS LEMBRE-SE:  

 
 
 
Referências do texto: 
w72 15/1 pp. 52-53 pars. 7-9 Os filhos de Deus imitam o que é bom
 w70 1/8 p. 454 Adora do modo como Jesus fez?

Wikihow.com - Perdoar alguém