Translate

quinta-feira, 30 de junho de 2016

VOCÊ SABE LIDERAR?


Faça esse rápido teste e tenha uma pequena visão inicial de sua performance em desempenhar sua liderança. Responda às perguntas:

Meu método de distribuir tarefas é:

a) Deixar cada um escolher atribuições.

b) Estabelecer o que cada um fará.

c) Tratar do assunto em uma reunião

Quando avalio resultados, eu:

a) Pergunto que dificuldades a pessoa encontrou durante a execução da tarefa, porque me preocupo com o seu bem-estar.

b) Vou direto ao ponto, explicando o que considero bom e o que falta fazer.

c) Proponho uma análise cruzada, em que todos opinam sobre tudo.

Ao explicar os objetivos, eu:

a) Questiono cada um sobre o que já ouviu a respeito para enturmar a equipe.

b) Determino aonde queremos chegar.

c) Debato com a equipe as metas que todos consideram viáveis.

Ao planejar, eu:

a) Peço sugestões aos envolvidos.

b) Estabeleço metas e responsáveis.

c) Crio um plano e coloco em votação.

Acredito que sobre o trabalho da equipe cada pessoa precisa saber:

a) Detalhes complementares que estão sob a responsabilidade de outras pessoas.

b) Apenas o essencial para não criar contradições de resultados.

c) Tudo que cada um dos envolvidos no projeto está fazendo.

Avaliação:

Se entre suas repostas predominou a alternativa:

A – Você é um líder afetivo. Só que os resultados ficam abaixo do esperado e raramente aparecem os responsáveis por decisões equivocadas. Seu estilo tende para o populismo.

B – Você é centralizador. As pessoas podem ficar satisfeitas porque não precisam tomar decisões, mas seus liderados não vão aprimorar-se profissionalmente.

C – Seu perfil é democico. Ninguém pode queixar-se de que você não divulga as informações necessárias, mas algumas pessoas podem estar sentindo falta de coordenação.