Faça esse rápido teste e tenha uma pequena visão inicial de sua performance em desempenhar sua liderança. Responda às perguntas:
Meu método de distribuir tarefas é:
a) Deixar cada um escolher atribuições.
b) Estabelecer o que cada um fará.
c) Tratar do assunto em uma reunião
Quando avalio resultados, eu:
a) Pergunto que dificuldades a pessoa encontrou durante a execução da tarefa, porque me preocupo com o seu bem-estar.
b) Vou direto ao ponto, explicando o que considero bom e o que falta fazer.
c) Proponho uma análise cruzada, em que todos opinam sobre tudo.
Ao explicar os objetivos, eu:
a) Questiono cada um sobre o que já ouviu a respeito para enturmar a equipe.
b) Determino aonde queremos chegar.
c) Debato com a equipe as metas que todos consideram viáveis.
Ao planejar, eu:
a) Peço sugestões aos envolvidos.
b) Estabeleço metas e responsáveis.
c) Crio um plano e coloco em votação.
Acredito que sobre o trabalho da equipe cada pessoa precisa saber:
a) Detalhes complementares que estão sob a responsabilidade de outras pessoas.
b) Apenas o essencial para não criar contradições de resultados.
c) Tudo que cada um dos envolvidos no projeto está fazendo.
Avaliação:
Se entre suas repostas predominou a alternativa:
A – Você é um líder afetivo. Só que os resultados ficam abaixo do esperado e raramente aparecem os responsáveis por decisões equivocadas. Seu estilo tende para o populismo.
B – Você é centralizador. As pessoas podem ficar satisfeitas porque não precisam tomar decisões, mas seus liderados não vão aprimorar-se profissionalmente.
C – Seu perfil é democico. Ninguém pode queixar-se de que você não divulga as informações necessárias, mas algumas pessoas podem estar sentindo falta de coordenação.