Basílica de São Pedro |
O QUE É UMA BASÍLICA
Basílica de Santo Antonio do Embaré |
A etimologia da palavra vem do grego Basiliké = Casa Imperial. Sua finalidade primitiva no império romano era um prédio destinado para uso público, onde se administrava a justiça. Foi com a conversão do imperador Constantino que várias "basílicas" civis foram cedidas para o culto cristão. Foi assim que, desde o século IV, as primeiras igrejas cristãs começaram a ser chamadas de "basílicas". A partir de então, começaram a ser construídas igrejas no modelo arquitetônico das basílicas romanas para reunião dos fiéis e para a celebração dos mistérios sagrados.
A BASÍLICA É UM TEMPLO
Basílica de Santo Antonio do Embaré |
"Vos sois edifício de Deus" (la Cor 3,9). A igreja de pedra e expressão da Igreja Viva, pois toda construção humana é um símbolo de algo maior que o próprio homem. As igrejas construídas pelos homens são sinais visíveis da Igreja, povo de Deus convocado em assembléia (eclesia) na liturgia em torno de Cristo. Assim a Basílica pode também ser chamada de Casa da Igreja.
TODO CRISTÃO É UMA BASÍLICA DE DEUS
Santo Antonio do Embaré |
"Não sabeis que sois templo de Deus?" (1 Cor 3:16) Assim como toda construção cristã é destinada a abrigar o Corpo Místico de Cristo, que é a sua Igreja viva porque "o nosso corpo é templo do Espírito Santo" (1 Cor 6:19), a Basílica torna-se o lugar de abrigo e proteção da assembléia (Igreja), povo de Deus.
Altar Basílica de Santo Antonio do Embaré |
INSÍGNIAS BASILICAIS
As Basílicas menores possuem duas insígnias que as distinguem das demais igrejas. Estes símbolos permanecem expostos no presbitério da Basílica e demonstram a sua união com a cátedra do apóstolo Pedro. São elas:
UMBELA BASILICAL
Umbela |
Um baldaquino em forma de sombrinha. Possui listas nas cores amarelo (ouro) e vermelho (púrpura), cores da cidade de Roma. Ainda que posteriormente o Vaticano tenha mudado suas cores para amarelo e branco, permanece a tradição do amarelo e vermelho nas umbelas basilicais. É derivação de uma antiga tenda militar que servia para abrigar o imperador tornou-se papal.
TINTINÁBULO
Tintinábulo |
É um campanário móvel, ou um sino portátil. Composto de uma haste que sustenta um pequeno sino ornado com um ícone de basílica titular. Na parte superior, possui o símbolo pontifício (tiara papal cruzada por duas chaves). É um campanário processional, sua função é de chamar a atenção dos fiéis para a passagem dos cortejos da basílica. Nas procissões, a umbela vai à frente do tintinábulo e este à frente da cruz processional.
Créditos: Basílica de Santo Antonio do Embaré Foto Danilo Bras