Translate

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Contatos imediatos ou não


AS AJUDAS QUE TEMOS RECEBIDO
Por Raul Meneleu

Civilização zero. O que somos. Não creio que mudemos tão rapidamente em 83 anos. Levaremos muitos séculos pra tornar-nos uma de nível 1 - Para mudarmos tão rápido teríamos que passar por uma revolução abrupta e isso não é interessante pois mesmo assim teríamos dissidências e teriam lutas. Que preferimos?

Isso que digo está sendo acompanhado por civilizações de 1; 2; 3 graus e quem sabe até de quarto grau. Uns são a favor de recebermos o mais rapidamente possível tecnologias avançadas e outros que têm o propósito de não interferir e deixar que avancemos gradualmente.

Aqueles de outras civilizações, que estão fornecendo tecnologia avançada ao homem, estão esquecendo  que não é possível o homem avançar sem que se compreenda os direitos humanos e os direitos fundamentais da pessoa humana. Não podem deixar de lado a história que mostra o grande desejo de poder e dominação de alguns homens e mesmo governos, sem relacionar a história.

O que vemos na história? Escolherei dois exemplos de mal uso dessa tecnologia e descobertas feitas pelo homem, com ajuda ou não de inteligências de civilizações mais avançadas. Primeiro na questão da energia atômica. Vimos e vemos o que está sendo posto para a humanidade, onde alguns países usam-na para ameaçar a existência de outros povos. Tudo bem que parte dessa grande descoberta, fez que a humanidade tirasse proveito. Mas o que dizer de Hiroshima e Nagasaki? Quantos perderam suas vidas? E que dizer dos vazamentos de materiais radioativos? Quantas vidas perdidas e ambientes contaminados foram criados pela irresponsabilidade de alguns?

Não estou defendendo nenhum lado nessa questão! Falo até mesmo "contra e a favor". Mas onde vejo o grande óbice? Minha resposta é justamente no relacionamento entre humanos. 
Tomando emprestado um texto escrito por uma pessoa cujo nick-name é "an19 - Ambicioso" em sua resposta ao "Questionário AVA AULA TEMA 8 - Tecnologias de Gestão" no tema Desenvolvimento Econômico:

"A civilização humana, desde os seus primórdios até a época atual percorreu um longo caminho, passando por inúmeras transformações, sejam elas sociais, políticas, religiosas ou econômicas. Sendo indispensável o estudo da história para compreender como estes processos ocorreram, como se chegou ao estágio atual.

A ciência jurídica como condicionada a existência de vida humana em sociedade também passou por inúmeras modificações, enormes avanços e infelizes retrocessos que muitas vezes acabaram com inúmeros séculos de lutas e esperanças por um mundo mais justo. Sendo necessário o uso da história para a melhor compreensão destes fenômenos.
Percebe-se, portanto a importância do estudo da história para a compreensão do mundo jurídico, ainda mais quando tratar-se daqueles direitos essenciais a pessoa humana, ou seja. Não será possível compreender os direitos humanos e os direitos fundamentais sem relacioná-los a história., pois estes não surgem como uma revelação, como uma descoberta repentina de uma sociedade, de um grupo ou de indivíduos mas sim foram construídos ao longo dos anos, frutos não apenas de pesquisa acadêmica, de bases teóricas, mas principalmente das lutas contra o poder. Nesse sentido Norberto Bobbio (1992, p. 5) afirma que:
“Os direitos do homem, por mais fundamentais que sejam, são direitos históricos, ou seja, nascidos em certas circunstâncias, caracterizados por lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes, e nascidos de modo gradual, não todos de uma vez e nem de uma vez por todas.”

“A colocação do problema – boa ou má deixa claramente intuir que o filão do discurso subseqüente – destino da razão republicana em torno dos direitos fundamentais – se localiza no terreno da história política, isto é, no locus globalizante onde se procuram captar as idéias, as mentalidades, o imaginário, a ideologia dominante a consciência coletiva, a ordem simbólica e a cultura política.”

Os direitos essenciais a pessoa humana nascem das lutas contra o poder, das lutas contra a opressão, das lutas contra o desmando, gradualmente, ou seja, não nascem todos de uma vez, mas sim quando as condições lhes são propícias, quando passa-se a reconhecer a sua necessidade para assegurar a cada indivíduo e a sociedade um existência digna.

Entende-se necessário um estudo histórico a respeito dos direitos essenciais a pessoa humana para entender como, quando, em que contexto, eles surgiram para a humanidade. Ainda busca-se explicar a sua positivação dentro de um sistema jurídico, sendo, portanto aceitos frente ao poder político e independentes da vontade destes."

Essa palavras não dizem tudo mas dá uma ideia geral de nosso grande problema de relacionamento. Estávamos indo bem, desenvolvendo nas artes e cultura humanística, essa base de relacionamento. Ainda estamos fazendo isso! Só que, não estamos suficientemente educados nos direitos fundamentais de homens e animais pois o outro exemplo que trago, é incrivelmente desumano pois trata-se da área de saúde.

As grandes empresas farmacológicas estão a explorar os seres humanos, vendendo caro seus remédios para cura de doenças que afligem a humanidade e animais. Esses avanços tecnológicos não estão à disposição de todos. Deveriam estar sendo distribuídos gratuitamente, pois trata-se de questão humanitária. Não quero nem tecer comentários sobre o outro problema que pensei, O DA FOME NO MUNDO!

Como vêem os amigos, esses problemas deveriam estar sendo vistos por aqueles que estão a nos ajudar. Mas daí vem outro raciocínio meu, por saber que estaríamos piores se essas tecnologias não estivessem à disposição de parte da humanidade.
Tivemos ajudas da outra parte dessas civilizações avançadas, quando nos enviaram ensinamentos de respeito e amor pelo próximo. Mas será que isso não irá demorar muito? 

Vemos que o homem não está respeitando nada. Inclusive quanto lixo estamos depositando nas esferas siderais! Nossas florestas estão sendo dizimadas. Nossos oceanos e rios, sendo usados como esgotos e lixeiras. Fora a dizimação de espécies animais. Temos alguns humanos sim, que estão tentando preservar esses eco-sistemas. Alguns estão sendo assassinados por aqueles que querem poder. Onde iremos parar?

Esse raciocínio de ajudar a raça humana, passa pela tecnologia sim! Mas se essa tecnologia não vier com o melhoramento das relações interpessoais dos homens, estaremos fadados ao aniquilamento da humanidade e a destruição do planeta terra.

Mas será que não é isso que essas fontes de ajudas tecnológicas estão querendo ao ultrapassarem leis universais? A resposta será dada em outro artigo.