Translate

terça-feira, 25 de abril de 2017

Instituto Tobias Barreto



Em pesquisas sobre vultos e personagens sergipanos que conviveram com o Cangaço fui à Biblioteca da Universidade Tiradentes, que tem padrão de primeiro mundo, visitei o Instituto Tobias Barreto, cujo acervo doado por seu fundador Luiz Antonio Barreto, faz parte da enorme e moderna biblioteca da universidade. Já tinha pesquisado e escrito sobre artigos de Luiz Antonio Barreto, que vocês podem ver aqui. 

Fui muito bem recebido pela Professora Rosângela, que após ouvir o meu interesse, o assunto que me tinha levado à biblioteca, gentilmente me levou ao local onde poderia obter os dados procurados. Subimos pela rampa, embora tenha elevadores, para que eu pudesse conhecer melhor o prédio da Biblioteca e seus diversos setores, fomos ao Instituto Tobias Barreto, fundado por esse outro grande Sergipano, Luiz Antonio Barreto.

Quem nos recebeu foi a Bibliotecária do Instituto, Senhora Alda Teresa Nunes, que após as apresentações de praxe, nos despedimos da Professora Rosângela e passamos a conversar sobre os assuntos que me tinha levado ao encontro do acervo de Luiz Antonio Barreto

Foi uma manhã maravilhosa, onde o conhecimento da Professora Alda Nunes aflorou de maneira poderosa. Marcamos outra visita, onde Ela irá conversar com a Curadora do Instituto Tobias Barreto e obras de Luiz Antonio Barreto, sua digníssima esposa, a Senhora Railane Barreto, para que possamos verificar determinados assuntos que não ficaram claros na pesquisa. 

Com um acervo que inclui mais de 25 mil itens na forma de livros, fotografias, arquivos digitais e audiovisuais, o ITB (Instituto Tobias Barreto) foi reinaugurado no dia 7 de novembro, às 19h, no segundo andar da biblioteca central da Unit (Universidade Tiradentes), na Farolândia.

Luiz A. Barreto - Pintura Charles Henry
Tobias Barreto (foto Wikipedia)
O instituto mantém registros históricos nacionais e até latino-americanos, mas boa parte do acervo é voltada para a história local. São trabalhos acadêmicos, livros, fotografias do cotidiano sergipano – e até trabalhos de pesquisa feitos pelo próprio instituto, sob a mão de Luiz Antonio Barreto, seu fundador, jornalista, filósofo, sociólogo, historiador, escritor e imortal da Academia Sergipana de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia, falecido em abril de 2012.

Luiz Antonio Barreto (foto Infonet)

Luíz Antônio Barreto (1944-2012) foi diretor do Instituto Tobias Barreto e membro da Academia Sergipana de Letras. Ele foi secretário de Estado da Cultura,secretário de Aracaju da Educação, diretor da Galeria Álvaro Santos, secretário de Educação, assessor do Instituto Nacional do Livro (INL), superintendente e diretor do Instituto de Documentação Joaquim Nabuco, Diretor da Fundação Augusto Franco e Diretor do instituto de Filosofia Luso-Brasileira (Portugal).

Como jornalista, trabalhou no Correio de Aracaju,O Sergipe Jornal, Folha Popular, A Cruzada, Correio de Sergipe, Jornal da Cidade, Gazeta de Sergipe e Revista Perspectiva. Um dos focos do ITB, é a conservação e divulgação da obra de Tobias Barreto. “Um ponto importante do novo espaço do instituto é que o memorial de Tobias Barreto vai ser fixo”, disse o historiador Luiz Antonio Barreto por ocasião da reinauguração do Instituto Tobias Barreto.

Tobias Barreto de Meneses (Vila de Campos do Rio Real (atual cidade de Tobias Barreto, Sergipe), 7 de junho de 1839 — Recife, 26 de junho de 1889) foi um filósofo, poeta, crítico e jurista brasileiro e fervoroso integrante da Escola do Recife, um movimento filosófico de grande força calcado no monismo e evolucionismo europeu. Foi o fundador do condoreirismo brasileiro e patrono da cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras.