Translate

quarta-feira, 12 de abril de 2017

A história das princesas Mariana, Jarina e Rondina


Documentario das Três Irmãs da Turquia. A história das princesas Mariana, Jarina e Rondina da família de Encantados da Turquia.


No estado do Maranhão, nas ilhas dos lençóis, local este abençoado por Deus, e visitado por turistas do mundo todo, é contada uma lenda vinda do oriente médio e região Ibérica.

Conta-se que Dom Sebastião de Portugal na guerra de Alcácer Kibir, confrontou no Verão de 1578, os Mouros de Marrocos, onde foi derrotado e seu corpo desapareceu .
Em Al Kasr Al Kebir, existe uma aldeia que se chama Suakem, foi exatamente o local da batalha , lá se encontra um obelisco em homenagem e memória de El Rei Dom Sebastião de Portugal .

Entre as influências culturais dos Ibéricos e mouros muçulmanos, que por cá se instalaram, estas histórias e lendas foram florescendo no popular 

maranhense.


O Turcos continuaram com seus postos nas cidades do litoral. O conto do Maranhão, é que o Sultão Turco Darsalam, mantinha a esperança de reconquista das regiões perdidas. Sultão Darsalam resolve manter a chama do Sultanato salva com suas Filhas, as princesas Turcas (conhecidas no Brasil): Princesa Mariana – Princesa Erondina – Princesa Jarina.


Que foram embarcadas para um reino amigo, na Mauritânia, mas nunca chegaram e os emissários esperaram por dias, meses e anos . 


Pela viagem conta-se que as princesas passaram pelo estreito de Gibraltar, conhecido como um portal sagrado a outras esferas, deixando o mundo real e material para entrar no mundo encantado . 

No “Rio das Amazonas”, foram despertadas do sono profundo, e encontraram a sacerdotisa Tapuya que chorava a perca de seus filhos: “ Minhas lágrimas são o Rio .....Eu sou a barreira do Mar , Eu sou a Pororoca , Defendo meu povo contra a maldade que chega do mar, mas vocês princesas Turcas podem entrar nestas Terras. " (Recepção da Pororoca )


Os contadores dizem que elas entraram em uma região elevada onde quem entra jamais pode sair.

Estes portais e dimensões existem no popular do Maranhão em:

• Matas

• Espelhos de água
• Rochas
• Cavernas
• Vários locais e países
• Ninguém sabe o local certo, que pode mudar a todo instante quando assim deseja.


Alguns estudiosos do Brasil, se baseiam na existência de alguns fatos históricos que afirmam que, no inicio de 1500 o Espanhol Vicente, visitou o litoral atlântico do Pará e levou uma grande quantidade de escravos indígenas para a Europa, talvez por estes motivos a Sacerdotisa indígena que recebeu as Princesas Turcas, chorava e chora até hoje transformada em Pororoca.

Entre os povos da Amazônia a Pororoca representa 
“Defesa contra estrangeiros“, estes que desejam invadir a cultura e a influência da mata.

Conta-se que a Princesa Jarina, não estava contente com as matas do Pará e se escondeu na Corte de El Rei Dom Sebastião de Portugal, já encantado na Ilha dos Lençóis e a Ilha Maiaú.

Entre a lenda e a realidade cultural se encontra as misturas e verdades históricas.

O Palácio de Dom Sebastião, se encontra a 160 Km de São Luís no arquipélago de Maiaú.

O conto afirma que este palácio é feito de Ouro celestial, cristais, esmeraldas e pedras preciosas. Exatamente no dia 4 de Agosto, data que coincide com a Batalha de Kiber, El Rei surge quando anoitece em seu cavalo com arreios de Ouro e Prata , com espada e uniforme de Gala .

O Brasil recebeu influências de povos importantes, e civilizações mundiais, e com estas influências se encontra as lendas e personagens do popular universal.
Anthony Mohammad
Gazeta de Beirute


VEJAM O DOCUMENTÁRIO