Translate

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Avalanche de informações

O universo digital já é tão vasto quanto o real e continua se expandindo. Estudo da EMC, empresa líder do mercado internacional de armazenamento de dados, divulgado em 2014, revela que já existia disponíveis no mundo quase 1 septilhão de bits de informação — ou o número 1 seguido de 24 zeros, total similar ao de estrelas conhecidas no céu, segundo a Agência Espacial Europeia. A estimativa é que, até 2020, o número de dados armazenados em computadores, servidores, celulares, smartphones e tablets seja, no mínimo, multiplicado por seis; um volume tão gigantesco, que os especialistas passaram a medi-lo em termos de distância da Terra à Lua. (1)

Estima-se que em 60 segundos são feitas cerca de 694.445 buscas no Google; 320 novas contas e 98 mil tweets são geradas no Twitter;  695 mil atualizações de status, 79.364 postagens no mural e 510.040 comentários são publicados no Facebook; 100 novas contas no Linkedin;  13 mil aplicativos são baixados para o iPhone;  600 vídeos são enviados para o YouTube, sendo mais de 25 horas de conteúdo. (2)


Já as informações com o conteúdo CANGAÇO existem aproximadamente 942.000 resultados quando se busca com a ferramenta Google. Apenas a palavra CANGACEIRO, temos 692.000 resultados. Para LAMPIÃO E MARIA BONITA 237.000 resultados. Para as palavras CANGACEIRO E VOLANTES, aproximadamente 19.200 resultados.


Como vemos, as informações são de um quantitativo muito grande apenas para esses temas. Como filtrar todas essas informações? Como ir aos posteres com conteúdo realmente informativo sobre o assunto? Estamos vivendo numa era de excesso de dados e principalmente para pesquisas com foco em edição de livros, não se pode perder muito tempo em busca. Para isso grandes autores, utilizam-se de uma equipe em que cada um tenha um foco especificado, para cair dentro do mundo dos livros, revistas e internet, coletando dados.


Todos os dias uma verdadeira avalanche de conteúdo é criado.  Estima-se que, dentro de alguns anos, as informações na internet irão dobrar a cada 72 horas. E para as pessoas que, nos dias de hoje têm como principal inimigo o tempo, gerenciar esse enorme fluxo de informação será, se já não é, um problema. 


Um dos problemas que temos, e eu tenho, e chamo isso de "labirintos mágicos" da Internet é que um mundo contínuo de descobertas surgem quando estamos estudando determinado assunto e começamos a clicar em links inicialmente combinados sobre o assunto em pesquisa e quando vemos estamos num buraco negro de informações novas, sendo algumas delas totalmente fora do foco da busca, simplesmente porque somos curiosos e cada vez mais buscamos aumentar os nossos conhecimentos. Isso de desvio de foco, já não acontece com pesquisas em livros.

Não quero dizer que "aumentar conhecimentos" seja óbice, mas quando interfere em trabalhos que precisamos concluir, problema é. E uma das melhores saídas para não se ver envolvido em assuntos fora do foco da pesquisa, é deixar uma pasta em seus assuntos favoritos, com um título que você identifique os assuntos, e deixe registrado para verificar tais dados no futuro, quando estiver terminado seu trabalho atual. É o que faço. 



(1) por André Machado 10/04/2014 - O Globo
(2) Canal do Empreendedor