Translate

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

JESUS CRISTO “embora fosse rico, tornou-se pobre”

Os líderes das religiões, principalmente as denominadas cristãs, servem-se destas hipocritamente e afirmam que não fazem parte desse mundo e creem no Reino de Deus. Mesmo que algumas dessas religiões tenham a predisposição para a honestidade, não são inteiramente honestas em seus propósitos, pois principalmente o dinheiro arrecadado dos fiéis, é investido para seu poder e a sobra depositada em aplicações bancárias onde o dinheiro é emprestado a juros e investidos em ações da bolsa de valores em qualquer empresa, seja de agricultura ou de armas ou qualquer outro fim e fingem que estão sendo honestos com Deus.

Vimos recentemente a inauguração de um templo fisicamente de proporções elevadas, com todo o luxo exuberante na cidade de São Paulo, no Brasil. Será que Deus quer esse sacrifício dos homens? Seu filho Jesus disse que “... os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade”!

O Templo de Jerusalém foi destruído em 70 EC pelo Exército Romano e antes disso Jesus tinha dito aos seus discípulos: “De modo algum ficará aqui pedra sobre pedra sem ser derrubada.” Aquele templo nunca mais foi reconstruído. No sétimo século, erigiu-se o santuário muçulmano conhecido como Domo da Rocha, e este se encontra ali até hoje no lugar do anterior local de adoração dos judeus. O Muro das Lamentações, ao quais muitos judeus afluem de lugares distantes para orar, não faz parte desse templo. É apenas parte do muro do pátio do templo destruído.

Vemos também outras denominações religiosas em eternas construções de grandes edifícios, gráficas para editarem seus livros e jornais periódicos e redes de televisão, aplicando o dinheiro dos fiéis para fortalecimento de tais estruturas religiosas.

Será que Jesus Cristo tinha como propósito fazer edificações de templos e montar uma estrutura de redações religiosas para fazer adeptos?
Admiro muito alguns religiosos que em suas obras amparam os seres humanos mais desfavorecidos pela sociedade e seguem os passos do nosso grande mestre Jesus. São obras feitas tais como as das freiras que cuidam de asilos de pobres, padres que sacrificam sua vida para atender os desvalidos e missionários evangélicos em localidades pobres.
Nunca vi pastor evangélico nenhum com tanta dedicação aos pobres, pode até ter, mas sinceramente não vi a não ser alguns missionários em países africanos pobres, mas no fundo o intento é o fortalecimento de sua religião nominal. 
Vi algumas denominações religiosas terem hospitais, mas são raras tais denominações. Jesus curava os necessitados com seus milagres. Como não fazem milagres como os de Jesus, embora alguns digam que operam milagres, criam hospitais e esses mesmo assim são bastante elitistas. Mas válidos de qualquer maneira para socorrer os inválidos.
Jesus em sua pregação falava contra os líderes religiosos fanáticos de sua época e dizia “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o décimo da hortelã, e do endro, e do cominho, mas desconsiderastes os assuntos mais importantes da Lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Estas eram as coisas obrigatórias a fazer, sem, contudo, desconsiderar as outras.”

Quando Jesus estava na terra, existia no templo em Jerusalém um local que era a “tesouraria”. De acordo com fontes rabínicas, neste templo reconstruído por Herodes havia 13 cofres do tesouro junto ao muro deste pátio. Estes tinham formato de trombeta, com pequenas aberturas em cima, e as pessoas depositavam neles várias contribuições e ofertas.

Os sacerdotes que insuflaram o assassinato de Jesus, recusaram depositar neste tesouro sagrado as moedas de prata que Judas jogou no templo, “porque”, disseram eles, “são o preço de sangue”. Será que hoje os líderes religiosos importam-se que o óbolo lançado em suas caixas coletoras venham de pessoas inescrupulosas ou emprestem esse dinheiro aos bancos que mantem juros altíssimos para a população e será que se importam em ter ações de empresas bélicas, de bebidas alcoólicas e fumo?

São os prédios religiosos realmente necessários para se adorar a Deus? Têm as basílicas e as igrejas suntuosas um precedente nas Escrituras? Que tipo de prédios já foram usados para a adoração do Deus verdadeiro e vivo? O que eles nos podem ensinar sobre a necessidade de haver locais de adoração e sobre o que se deve realizar ali? É evidente que os prédios religiosos da cristandade não têm nenhuma relação com o templo da era pré-cristã. E os cristãos do primeiro século não tinham nenhum motivo para construir tais locais.

Infelizmente temos que fazer essas perguntas pois os locais luxuosos para adorarem a Deus, são cada vez mais a marca das religiões cristãs, enquanto sabemos que as reuniões dos seguidores de Jesus do primeiro século se davam em lares particulares. Hoje, não mais se reúnem em lares particulares, o "negócio" cresceu muito.

Vemos o inverso em todas as denominações religiosas ditas cristãs. Templos de Luxo, cadeiras luxuosas, aparelhagem de som e vídeo de última geração, conjuntos musicais e cantores afinados, programas televisivos em rede nacional e internacional, programas de rádio, fazendo com tal investimento, a pretensão de dizer “Deus está conosco pois crescemos financeiramente e com um enorme quantitativo de fiéis".
Nos tempos de Jesus, este encontrou um cobrador de impostos chamado Zaqueu, que ao aceitar Jesus como sendo O Messias, exclamou: “Eis que a metade dos meus bens, Senhor, dou aos pobres.” E Jesus disse: “Quando ofereceres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos; e serás feliz, porque eles não têm nada com que te pagar de volta.”
Noutra ocasião, ele incentivou um jovem rico: “Vende todas as coisas que tens e distribui aos pobres, e terás um tesouro nos céus; e vem ser meu seguidor.”
A ênfase e o encorajamento do exemplo de Jesus para ajudar os pobres, harmonizava-se com o que ele mesmo praticava. Como está escrito, “embora fosse rico, tornou-se pobre”.

Como homem pobre, na terra, Jesus pôde redimir a raça humana, tornando disponível a maior das riquezas, isto é, a perspectiva de salvação eterna para seus seguidores também filhos de Deus.