Translate

segunda-feira, 21 de julho de 2014

PALESTINOS x JUDEUS - A vida humana nunca valeu tão pouco!

O mundo precisa de uma ação melhor do que meros apelos em favor da paz.

Do ponto de vista humano, essa declaração pode parecer correta. Parece que o mundo não tem mesmo uma ação confiável que aponte na direção da paz, segurança, justiça, eqüidade e bom governo.

O homem já testou praticamente todo tipo de governo, de monarquias a repúblicas, de ditaduras a democracias, mas, ainda assim, constata que seu mundo é, a bem dizer, ingovernável.

O mundo encaminha-se para a violência, crime, corrupção, injustiça, hipocrisia religiosa e política, ódio nacionalístico e exploração dos pobres. Este é o caminho trilhado pela humanidade.

Este caminho que leva à anarquia, estamos vendo em algumas áreas do mundo afetadas pela desigualdade e esta gera a belicosidade. Os homem estão à mercê dos elementos egoístas e vis que são numerosos e poderosos demais.

Para acender o estopim do preconceito, do ódio e do assassinato no coração e na mente das pessoas, a desigualdade juntamente com o conceito de superioridade nacional, tribal e religiosa costumam imprimir no ser humano o elemento bestial que não valoriza a vida.

Infelizmente a maioria da humanidade são criados com ódio e preconceito nos seus corações. São condicionados, sofrem lavagem cerebral desde a infância, para se virar contra o seu semelhante às ordens de demagogos políticos e religiosos inescrupulosos.


A repetição de lemas e mensagens irracionais pode ser o estopim de um fogo descontrolado que termina numa “faxina étnica” ou num pogrom como estamos vendo na Palestina

Ninguém escapa aos ataques violentos e maciços contra as pessoas, com a destruição simultânea do seu ambiente casas, negócios, centros religiosos, etc. Os Palestinos estão sob fogo dos Judeus. Morreram até agora cerca de 500 palestinos e 3 judeus. Davi não usa mais uma funda e Golias parece ter mudado de lado.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que está no Oriente Médio em uma tentativa de ajudar a mediar um cessar-fogo, condenou como uma "ação atroz" e pediu o fim imediato dos combates.

Em 12 de julho, o Conselho de Segurança apelou para um cessar-fogo entre israelenses e palestinos e expressou preocupação com o bem-estar e a proteção de civis em ambos os lados. (por enquanto está 500X3 para Israel)

Israel mobilizou mais de 53 mil homens dos 65 mil reservistas autorizados pelo governo para a ofensiva nesta pequena faixa de terra de 362 quilômetros quadrados, ondem vivem, em meio à extrema pobreza, 1,8 milhão de palestinos, uma das densidades populacionais mais altas do mundo.

O secretário de Estado americano, John Kerry, viajou para o Cairo nesta segunda-feira, hoje, para reuniões com autoridades egípcias sobre a situação em Gaza. "Os EUA - e seus aliados internacionais - estão profundamente preocupados com o risco de uma escalada da violência e da perda de mais vidas", dizia um comunicado do departamento de estado norte-americano. "Acreditamos na necessidade de um cessar fogo o quanto antes..."
Blá, blá, blá... e bá! 

Nunca na história humana vimos um descaso tão grande com a vida! Que adiantam termos avanços científicos tão avançados? Lembrei das palavras de João Ubaldo Ribeiro em uma entrevista, onde disse:


“Não sou muito otimista quanto à humanidade. Somos uma especiezinha muito criticável. Somos todos uma contradição imensa. Nossa ruindade animalesca prevalece, apesar da racionalidade. Enquanto estamos aqui convivendo pacificamente agora, tem alguém estrangulando alguém. Vivemos fazendo esse tipo de coisa e não aprendemos nada. No curso na história humana, continuamos a repetir as mesmas atrocidades, muitas delas de maneira mais refinada"