Translate

sábado, 1 de março de 2014

Não deixe a emoção destruir a razão



A palavra crítica tem origem no grego krinein, ligada à ideia de ir à raiz do problema para tentar entendê-lo, realizar uma análise. 

Krinein significa capacidade de separar para distinguir, capacidade de entender, estudar, examinar e ainda outros sentidos que nos servem construtivamente: capacidade de julgar, decidir, escolher, isso tudo sem pré-juízos, sem preconceitos. 

A atitude crítica exige, portanto, o trabalho de estudar, de procurar saber. VAMOS FAZER ISSO antes de compartilharmos no no Facebook, pôsteres de outros. 

Lembre que as são as perguntas que movem o mundo, e que portanto procurar fazer perguntas tais como:  “o que é o certo?”, “o que é o errado?”, “o que é verdade?”, “o que é mentira?”... é essencial para não sermos levados a erros de opinião. 

Se você conseguir compreender onde esses questionamentos levam você, então terá mais base para compartilhar questionamentos quando ler postagens por exemplo no Facebook ou em outro tipo de rede social.

Que tal repetir quando estiver vendo televisão ou lendo um jornal ou revista? Tenho uma leve impressão que se você usar esse procedimento, suas críticas serão mais embasadas com a razão.  

O pensamento crítico é transformador, contestador, revolucionário, desconfiado e constituinte.

Portanto fica a dica.