Translate

domingo, 15 de dezembro de 2013

O Natal


Uma realidade. O natal é a festa religiosa mais comercial da humanidade. Já foi assimilada até mesmo por povos não cristãos tal o poder do dinheiro.
Vemos pessoas mudarem seu comportamento por conta dessa festa. Isso só vem mostrar o quanto a raça humana é volúvel.


A biblia informa que existiam na época do nascimento de Cristo, pastores no campo. Portanto não foi no mês de dezembro que Jesus nasceu. Óbvio não? No inverno, os criadores de ovelhas não apascentavam seus rebanhos no campo, pois não tinha alimento para elas. As colocavam em redis bem protegidos e as alimentavam com o que armazenara como é feito até hoje assim.


Mas que importância tem isso né? O importante é ter o espírito natalino, mesmo que Jesus tenha nascido em outra época. Foram tomadas emprestadas de outras festividades do mês de dezembro, tais como as Saturnais Romanas e rituais pagãos de povos não cristãos. E daí né? O importante é que as festividades natalinas tenham o espírito mágico de transformar o ser humano, pensam alguns.


Existem grupos religiosos que não comemoram o Natal. Em pesquisas dentro de tais grupos, notamos que essa época torna-se triste e seus proeminentes líderes, esforçam-se em discutir nos diversos grupos, essa questão de o Natal ser uma festa pagã. Têm um enorme trabalho principalmente com os membros mais jovens e os recém convertidos, em marcarem de perto essa tomada de posição. O Natal para os membros de tais grupos tornou-se uma festa triste pois não podem participar sob pena de excomunhão.


Aqui no Brasil, quase não temos neve. As fazemos com algodão. Mas o importante é o espírito natalino né? 
Então essa grandiosa festa da cristandade é aproveitada para o crescimento comercial, de tudo se vende e de tudo se compra. Se compra até mesmo consciências pesadas nesse mágico mês de dezembro, para alivia-las nos demais onze meses do ano.