Translate

sábado, 30 de novembro de 2013

São Mauro e as enxaquecas, artroses e artrites



Na cidade de Garanhuns no Estado de Pernambuco, existe um mosteiro fundado em 1940, dedicado a São Bento.


Visitando esse mosteiro, o monge que nos guiava por seus labirintos, levou o grupo de turistas, à cripta do mosteiro onde os monges vão meditar. Ali deparei com uma pintura de 1942 onde representava Santo Amaro, que  é o nome que nós brasileiros conhecemos São Mauro, um monge do século VI que desde garoto serviu à ordem dos Beneditinos.
Foi confiado a São Bento, ainda menino, juntamente com seu amigo Plácido, que também foi canonizado. 

Os meninos entraram para o mosteiro de Subiaco para estudarem e aprofundarem sua fé em Deus.
Certo dia, São Bento estava rezando enquanto São Mauro se ocupava com as tarefas do mosteiro, e São Bento teve uma visão do menino Plácido, que havia ido buscar água no riacho, estava se afogando.
São Bento então chamou São Mauro e avisou que seu amigo estava se afogando e pediu a ele que corresse até lá e tentasse salvá-lo de qualquer forma.

São Mauro apressou-se para salvar São Plácido, e chegando ao riacho pronto para cumprir a tarefa que lhe havia pedido São Bento, não atentando pra nada a não ser salvar seu amigo, caminhou sobre as águas e retirou o amigo.
Ao chegar perante São Bento, disse assustado e abismado que tinha caminhado sobre as água para salvar seu amigo. São Bento disse: Eu vi meu filho, você foi usado por Deus.
Este foi seu primeiro milagre. 

Por sua prova de humildade e paciência, São Bento o pediu que fosse à França e abrisse um mosteiro beneditino.
Seu nome foi dado à Congregação Beneditina Francesa de Saint Maur, uma das mais importantes instituições católicas pela formação de seus monges. 
Santo Amaro faleceu no mosteiro francês aos setenta e dois anos, a 15 de janeiro de 567, depois de uma peste que também levou à morte muitos de seus monges. 
É invocado contra várias doenças e especialmente enxaquecas, artrose e artrite.