Translate

sábado, 17 de setembro de 2016

Jácome - Mascarenhas e Câmara no Rio Grande do Norte

Brasão da Família Jácome

Este é um sobrenome português. Sua origem o classifica como um patronímico, pois deriva de um nome próprio, que na maioria dos casos surge do nome do pai do portador inicial, fundador, patriarca da família.

O nome Jácome é uma variação portuguesa de Jácomo – o qual vem do italiano Giacomo (atualmente utilizado como Jacó). Embora seu nome de origem seja italiano, este foi um sobrenome que originalmente surgiu em Portugal. 

Isso provavelmente se deu pelo fato de o patriarca ser descendente de italiano – ou este ser um dos nomes comuns adotados na Europa na época.

Curiosidades

O nome que deu origem ao sobrenome, em sua forma mais simples e adotada atualmente (Jacó) é o nome de um personagem bíblico. Ele é de origem hebraica. Por este motivo, podem ter surgido sobrenomes provenientes de uma família cristã, que acreditava que nomes cristãos abençoavam suas famílias e elas acabavam por serem conhecidas por bons cristãos.

Variantes do sobrenome Jácome

Dentre as variantes mais comuns de Jácome podemos encontrar o seu próprio nome de origem como sobrenome. O sobrenome Giacomo também é bastante encontrado – em alguns casos até mesmo mais do que o que estamos tratando.

O brasão das armas da família Jácome foi registrado no dia 5 de Setembro de 1561. 

Tenho comigo (original) a genealogia feita por meu tio-avô Sebastião Jácome da Câmara, nascido em 20 de janeiro de 1896, escrita de seu punho em 22 de agosto de 1926, onde relaciona seus pais e irmãos:


Filhos e Filhas do Professor Benvenuto Jácome e de Dona Izolina Maria da Câmara Jácome

Maria Líbia nasceu a 21 de janeiro de 1888 e foi baptizada pelo Vigário Manoel Bizerra na Matriz desta Vila de Campo Grande a 23 de fevereiro do mesmo ano, por Padrinho Germínio Gabriel Raposo da Câmara e Glaudina, Vó paterna.

Natanael nasceu a 6 de abril de 1889 e foi baptizado pelo Vigário Manoel Bizerra; na Matriz desta Vila de Campo Grande a 16 do dito mês e ano: Por Padrinhos Antonio Bizerra de Sousa e sua mulher Izabel Amélia da Câmara e Souza.

Salatiel nasceu a 18 de junho de 1890 e foi baptizado pelo Vigário Manoel Bizerra; na Matriz desta Vila de Campo Grande a 30 do dito mês e ano: Por Padrinhos avós paternos Marcelino Pereira Jácome e D. Ana Idalina de Oliveira Jácome.

Braulio nasceu a 26 de março de 1892 e foi baptizado pelo Vigário Manoel Bizerra; na Matriz desta Vila de Campo Grande a 16 do dito mês e ano: Por Padrinhos Luiz Sigundo Jácome e D. Maria Eugenia de Medeiros.

Maria Dina nasceu a 6 de abril de 1893 e foi baptizada em casa a 19 do mesmo mês e faleceu a 22 de Dezembro de 1894. Por Padrinhos Joaquim Lustosa e Nossa Senhora Santa Ana. Foi dado os santos oleos pelo Vigário Manuel Bizerra na matriz desta cidade de Campo Grande.

Antonio nasceu a 5 de setembro de 1894 e foi baptizado a 13 de outubro do mesmo ano Pelo Vigário Amaro Castor Brasil; na Matriz desta Vila de Campo Grande. Por Padrinhos Raimundo Gurgel e sua mulher D. Simona Gurgel de Brito.

Sebastião nasceu a 20 de janeiro de 1896 e foi baptizado pelo Vigário Amaro Castor Brasil  a 26 de julho do dito ano na Matriz desta Vila de Campo Grande. Por Padrinhos Cel. Ouvidio de Melo Montenegro Pessoa e sua mulher, por procuração apresentada pelo mesmo Luiz Pereira Fito Jácome e sua mulher D. Emiliana Jácome.

Maria Ubaldina nasceu a 25 de setembro de 1897 e foi baptizada em casa na mesma ocasião que nasceu e tomou os Santos Óleos a 28 de outubro do mesmo ano. Por Padrinhos Joaquim Apolinário de Medeiros e a Avó materna D. Isabel de Almeida Câmara.

Melchisedech nasceu a 15 de dezembro de 1898 e foi baptizado Pelo Vigário Amaro Castor Brasil na Matriz desta Vila de Campo Grande, a 9 de janeiro do outro ano por padrinhos Francisco Cascudo por procuração Ivo Bizerra e sua mulher D. Maria Bizerra Cascudo.

Maria Albertina ( Minha avó por parte de mãe) nasceu a 18 de março de 1900 e foi baptizada pelo Vigário Amaro Castor Brasil na Matriz desta Vila de Campo Grande a 15 de abril do mesmo ano por Padrinhos João Cícero Pereira e Silva e D. Maria Eugenia de Medeiros.

Maria Cleofa nasceu  a 6 de abril de 1903 e foi baptizada pelo Vigário José Antonio da Silva Pinto  na Matriz desta Vila de Campo Grande ao mesmo dia. Por padrinhos Luiz Pereira Fito Jácome e sua mulher D. Emiliana Jácome e faleceu na mesma hora que acabou de batizar-se.

Maria das Dores nasceu a 27 de fevereiro de 1906 e foi baptizada pelo Pe. Dor Gambarra na matriz desta Vila de Campo Grande a 13 de março do mesmo ano. Por padrinhos Doutor Vicente Veras e D. Luisa Lucas da Natividade.

Saudosa memória de nosso querido Pai Professor Benvenuto Jácome. Nasceu a 14 de Maio de 1854 e faleceu a 18 de setembro de 1919 as 3 e 5 horas da manhã.

Contava 65 anos 4 meses e 3 dias. Deixando 8 filhos sendo 2 do primeiro matrimonio e 4 homens e 2 mulheres do segundo, sendo os filhos Natanael, Salatiel, Antonio, Sebastião, Maria Albertina e Maria das Dores. E sua desolada esposa Izolina Maria da Câmara Jácome.
Saudosa memória de seu filho Sebastião Jácome. – 30/10/1919

Saudosa recordações  de minha inesquecível mãe querida: Izolina Maria da Câmara Jácome. Nasceu a 13 de abril de 1861 e faleceu a 19 de agosto de 1926 as 4 e 55 horas da manhã. Contava 65 anos 4 meses e 5 dias. Deixando 6 filhos, 4 homens e 2 mulheres, sendo 4 casados e 2 solteiros Sebastião e Maria das Dores. Tendo vivido depois da morte de seu desolado esposo Professor Benvenuto Jácome 6 anos 11 meses e 1 dia.

Saudosa memória de seu filho Sebastião.

Em 22 de agosto de 1926.

HISTÓRIA DE MEU PAI E MINHA MÃE



Filha de dona Maria Albertina Jácome Mascarenhas, filha do Coronel Benvenuto Jácome e Isolina Maria da Câmara Jácome, esposa de FRANCISCO DE ASSIS MASCARENHAS FILHO (Chico Santeiro), filho de Francisco de Assis Mascarenhas e Rosa Verbolina de Carvalho.

ARTIGO INICIADO - Breve a continuação