Translate

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Reminiscências de Maria Bonita

Reminiscências de Maria Bonita

Por Raul Meneleu


Dia 28 de julho de 2020 fez 82 anos da morte de Maria Bonita. Muito de sua história, desde o seu nascimento até o dia de sua morte, a única certeza que tínhamos era esta data de 28 de julho de 1938, o dia de  sua morte.

E mesmo assim ainda paira dúvidas para alguns, aquele acontecimento da fuzilaria do Angico onde ela e Lampião, com mais nove companheiros foram mortos pelas volantes comandadas pelo tenente João Bezerra.

O título desse artigo diz bem com a imagem lembrada do passado dela, pois o que se conserva na memória são lembranças vagas ou incompletas fornecidas por parentes e escassas fontes da Igreja Católica, material este carcomido por traças e descasos de conservação. Infelizmente as autoridades religiosas não conservaram a tais, não por má fé, mas por talvez faltarem a tais uma consciência histórica por não enxergarem o futuro, talvez por não perceberem tais documentos como história de sua própria igreja, paróquia  e rebanho.

Os escritores da Saga Cangaço foram ao campo, investindo seus recursos de tempo e dinheiro do próprio bolso pois faltavam-lhes patrocínios de entidades de cultura, tanto as  particulares como as governamentais, como aliás aconteceu na história do homem sobre a face da terra, sendo que apenas poucos destes pesquisadores foram amparados oficialmente. Imaginem agora no nosso Brasil onde a cultura sempre foi posta em patamar inferior.

Centremos então nossa atenção para o nicho esquecido por muitos mas lembrado por poucos: A História de Maria Bonita.

Iniciemos com o histórico de pesquisadores que debruçaram sobre o assunto.

Em livro mais recente temos o do pesquisador Voldi de Moura Ribeiro, que trata do nascimento de Maria Bonita.

Na página 79 sob o título "UMA ANÁLISE ACERCA DO DIA 08 DE MARÇO DE 1911" data defendida sem comprovação documental por alguns escritores, Voldi analisa em síntese crítica, os registros de tais, que a partir do ano de 1997 passaram a defender esta data, isto sem comprovação documental e que simplesmente se basearam em relatos verbais familiares que também não foram comprovados. 

Antes as datas defendidas por autores mais antigos, variava de ano, desde 1906 a 1912.

Na análise crítica da tabela da pg 79 Voldi apenas indica os autores e as obras referenciadas estão explícitas nas pgs 70-79 (tópico 10).

Voldi traz o resultado de sua pesquisa com documentos comprobatórios encontrados nas Paróquias de Santo Antônio da Glória e São João Batista de Jeremoabo, em sua busca, juntamente com o Pesquisador, Teólogo e Comunicador Social, Padre Celso Anunciação. Em conversa de mais de uma hora por telefone, entrevistei o autor dias 26 e 28 de julho de 2020, que me informou está sendo elaborada uma segunda edição,  ampliada.

Estive com Voldi em diversos encontros do Cariri Cangaço, onde ele compartilhava comigo o assunto e ano passado estivemos em Juazeiro do Norte, onde o autor entregou-me em mão sua obra com uma dedicatória amável que agradeço imensamente. Nesta obra, ele traz fotografias de tais documentos, onde não pode existir mais dúvidas de data de nascimento de Maria Bonita. Abaixo exponho as fotos e procuro fazer argumentações extra-livro.

 

Transcrição do trecho da página: "Aos sete dias do mês de setembro de mil nove centos e dez, baptisei solenemente a Maria, nascida a desessete de janeiro de mil nove centos e dez filha natural de Maria Joaquina da Conceição. Foram padrinhos Agripino Gomes Baptista e Maria Joaquina da Conceição. E para constar fiz este assento que me assigno.

Vigário Euthymio José de Carvalho”

Que dúvida pode persistir se a evidência maior é o Batistério de Maria? E por que duvidar de um atestado de Batismo (conforme foto abaixo) emitida pela Paróquia de São João Batista e assinada pelo Pároco e Padre José Ramos Neves?


Alguém pode dizer: Por que os pesquisadores de renome não encontraram esse Batistério da mulher mais famosa do cangaço?
 

Respondo com um talvez: Talvez porque faltou-lhe um amparo maior que o Pesquisador Voldi Moura obteve, ao aliar-se com um Pesquisador entendido no assunto religioso dos batismos da Igreja Católica e conhecedor dos meandros e aceito por seus pares de religião, onde pode escarafunchar as documentações que estavam por assim dizer, aguardando o momento propício para ser revelada ao público. O escolhido e abençoado foi Voldi Moura Ribeiro.

Mas vamos além e foquemos nas demais documentações que nunca tinham sido acessadas por pesquisadores mais afamados. Temos o Batistério de uma das irmãs de Maria Bonita, que se chamava Antônia.

O nome completo de Antônia era Antonia Maria da Conceição. (foto abaixo)

Essa certidão de Batismo traz também apenas o primeiro nome, como era o costume da época, pois o batizando automaticamente levaria o nome dos pais. Vejam que esta certidão traz o nome do pai. A de Maria Bonita não. Por certo o pai não estava presente ou Maria Bonita “poderia” ser filha de outro homem. Mas vou deixar essa tese para em outra ocasião dissertar sobre ela.

Em vista desse “achado” os próximos livros que forem escritos sobre o assunto com certeza irão trazer essa data de 17 de janeiro de 1910 mesmo que não queiram dar o crédito ao autor da descoberta, Sr. Voldi Moura Ribeiro.

Na internet existem diversos blogs e páginas com a data não comprovada de 8 de março, seguindo escritores que não pesquisaram e basearam suas afirmativas pelos livros lidos. Coincidentemente o Dia Internacional da Mulher é 8 de março. Claro que gostaríamos de ter essa data internacional como sendo a do nascimento de Maria Bonita, mas infelizmente não é.

Frederico Pernambucano de Melo, historiador e membro da Academia Pernambucana de Letras, veio a reconhecer a descoberta de Voldi Moura, quando em palestra no Museu do Estado de Pernambuco, Recife, em 14 de dezembro de 2011, transcrita no próprio livro LAMPIÃO E O NASCIMENTO DE MARIA BONITA quando disse:

“... o Brasil, a quem a história acendeu uma vela no dia 8 de marco útimo, julgando assinalar os cem anos de seu nascimento. Acendeu por engano, ao que se constata no momento, a data festejada parecendo não ser a verdadeira.

No vazio de registro escrito, que persistiu até meses atrás, esse 8 de março teria prosperado com base no testemunho de parentes, fonte reconhecidamente precária quando se trata de datas. Para não falar do caráter confuso e pouco explicado desse testemunho. Contra o qual se insurge agora o resultado de levantamento feito há pouco no arquivo da Diocese de Jeremoabo, Bahia, pelo sociólogo Voldi Ribeiro, auxiliado pelo padre Celso Anunciação, que deu como resultado a descoberta do batistério da cangaceira-mor. Documento que a torna mais velha em pouco mais de um ano, vez que nascida aos 17 de janeiro de 1910, ao que reza o papel da sacristia amarelecido pelo tempo. Teria morrido, assim, com 28 anos e seis meses de idade, naquele 28 de julho de 1938, para os que apreciam as exatidões. E conseguido negar um pouquinho de idade para o marido famoso, como toda mulher que se preza...”

Não sabemos como o grandioso pesquisador Antônio Amaury Correia de Araújo veio a obter essa data refutada de 8 de março, mas se corrige ao referenciar a descoberta do Sociólogo Voldi Moura, quando em seu livro “Lampião - As Mulheres e o Cangaço” segunda edição, de 2012, página 162 faz constar uma devida correção:

"Maria veio ao mundo em 8 de março de 1911*

*Data invalidada após o amigo pesquisador Voldi de Moura Ribeiro, haver encontrado uma carta enviada por mim em 16 de março de 1971, buscando informações sobre documentos de Maria Bonita. Essa carta foi encontrada por Voldi em 22 de agosta de 2011. ”

Reconhece então o nobre Escritor e Pesquisador, a declaração de Certidão de Nascimento feita pelo Padre José Ramos Neves em que atesta o nascimento de Maria Bonita em 17 de janeiro de 2010. (veja foto acima)

Na enciclopédia Wikipedia no link   abaixo  

( https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Bonita), 

encontramos ainda a falsa data de 8 de março de 1911 onde foi posta uma pequena nota que pode ser aberta ao teclar nesse um [1] que diz: “Segundo o Antônio Amaury, a certidão de batismo em nome de Maria Bonita não pode ser localizada. Maria deve ter nascido por volta do ano de 1908 (ARAÚJO 1984, fls. 168) e creio que os administradores da página, já deveriam ter mudado a data para 17 de janeiro de 1910 o ano de seu nascimento.

Aqui encerro minhas considerações a respeito da data de nascimento de Maria Bonita.